Inflação Brasileira: Um Guia Completo!

A princípio, por definição, a inflação brasileira ocorre com o aumento dos valores de bens e serviços, que acaba implicando na diminuição do poder de compra da moeda.

A inflação brasileira é medida pelos índices de preço, no Brasil, por exemplo, o mais utilizado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Ficou curioso para entender melhor sobre o que é e como funciona a inflação brasileira? Venha com a gente, iremos te contar tudo!

O que é inflação brasileira?

A inflação  ocorre com o aumento de preços - Inflação brasileira
A inflação ocorre com o aumento de preços (Fonte: Pixabay)

Em primeiro lugar, a inflação brasileira é um termo utilizado na economia para designar o aumento generalizado de valores de bens e serviços.

Dessa forma, a inflação representa o aumento do custo de vida dos brasileiros, e consequentemente a redução no poder de compra da moeda.

Uma maneira bem simples de notar a inflação no dia a dia é indo até o supermercado.

Afinal, os preços encontrados nas prateleiras estão longes de ser os mesmos de 5, 10 ou 15 anos atrás, eles estão muito mais caros.

A inflação brasileira também impacta diretamente no valor de produtos maiores.

Como por exemplo no aluguel ou compra de imóveis, ou itens de longo prazo, como por exemplo, a mensalidade de uma faculdade ou pós-graduação.

Entretanto, esse aumento dos valores não é necessariamente ruim ou prejudicial à vida do consumidor.

Principalmente quando esse aumento é controlado, ou seja, espaçado ao longo do tempo, e assim vem acompanhado de reajustes do salário mínimo.

Entretanto, a inflação ainda pode causar transtornos para os consumidores, e para a economia do país, isso acontece quando ela ocorre em uma velocidade maior do que pode ser absorvida.

O que causa a inflação?

A princípio, diversas causas estão relacionadas ao aumento dos preços de bens e serviços, que possuem origem nas ações e políticas do Governo Federal.

No processo produtivo de demanda, e até mesmo nas especulações que são realizadas a respeito do comportamento futuro da inflação brasileira.

Confira abaixo que causas são essas e uma breve explicação sobre cada uma:

1- Um desequilíbrio entre a demanda e a oferta – Inflação brasileira

Dessa forma, os valores podem subir quando um serviço ou produto está em alta, porém, a demanda não é atendida pela produção.

Assim, uma menor quantidade disponível desses itens ou serviços no mercado acabam gerando uma tendência no aumento de valores.

Portanto, essa causa é classificada como uma causa real da inflação brasileira.

2- Taxa maior da emissão de papel-moeda

O papel moeda é o dinheiro de um país impresso em formato de cédulas por um órgão oficial, como por exemplo, a Casa da Moeda do Brasil.

Assim, quando a impressão do dinheiro consegue superar a quantidade de produtos e mercadorias em circulação, ocorre uma elevação geral nos preços e consequentemente um aumento na inflação brasileira.

Isso também ocorre quando os gastos governamentais superam a arrecadação, e assim surge a necessidade de emitir mais papel-moeda.

3- Custo de produção elevados – Inflação brasileira

Isso ocorre quando os custos para fabricar um determinado produto são maiores.

E consequentemente acabam sendo repassados ao seu consumidor final de uma maneira de aumento nos preços.

O mesmo pode acontecer no caso do encarecimento na oferta dos serviços em geral.

4- Preocupação sobre o aumento futuro de preços e custos

A expectativa que ocorre em relação à possibilidade de crescimento da inflação brasileira pode acabar condicionando um aumento nos preços e custo de serviços.

Como uma forma de antecipar o que irá vir futuramente, assim, puxando a taxa da inflação lá pra cima.

5- Indexação de valores ou inércia

Ela ocorre quando os valores dos serviços como por exemplo aluguel de imóveis.

Assim, os preços aumentam com base na inflação brasileira de um período precedente, o que acaba elevando ainda mais o patamar de cálculo da inflação atual no Brasil.

Quais são os modelos de inflação?

A inflação brasileira pode ser classificada em diferentes modelos de acordo com os fatores que a ocasionaram.

A seguir, iremos te mostrar quatro modelos de inflação que são as mais comuns:

1- Inflação da demanda – Inflação brasileira

O aumento dos preços de produtos e serviços é decorrente da busca crescente por um determinado bem ou serviço, entretanto, essa busca não é atendida pela produção.

Ou seja, nesse caso a demanda é maior do que a oferta, por conta disso, existe um aumento nos preços.

2- A Inflação estrutural

Derivada de alguns problemas ou gargalos na infraestrutura de produção, ou na infraestrutura espacial, assim, como nas redes de transporte, por exemplo.

Além disso, a ineficácia da infraestrutura acaba acarretando em prejuízos para a produção, o que resulta no aumento de valor de serviços e bens.

3- Inflação de custo ou oferta – Inflação brasileira

Ela é causada pelo aumento dos custos da produção, como o aumento do preço das matérias-primas, como energia e instrumentos de trabalho.

Dessa maneira, gerando uma elevação no preço de seus produtos finais e serviços oferecidos.

4- Inflação inercial – Inflação brasileira

Gerada pelo aumento no preço de produtos e serviços baseados em taxas de inflação de períodos precedentes.

As consequências da inflação

A inflação brasileira, assim como descreve o Banco Central do Brasil, é responsável por acabar criando um cenário de incertezas na economia do país.

Assim, com a inflação acima da média, ou quando não acontece reajustes de salários, existe um aumento no preço relativo das mercadorias.

Além de bens e serviços que acabam afetando diretamente a população, em especial os indivíduos mais pobres, que dessa maneira tem o seu poder de compra reduzido.

Dessa maneira, é possível notar os efeitos da inflação brasileira principalmente por meio do encarecimento dos produtos no supermercado.


Nos postos de combustível, além da elevação dos serviços utilizados em nosso cotidiano.

Outra consequência causada pela inflação brasileira é a desvalorização da moeda nacional.

Com isso, diversos produtos importados se tornam mais caros, o que pode afetar até mesmo a produção local, assim, elevando os custos produtivos.

Conclusão

Esperamos que tenhamos conseguido tirar todas suas dúvidas a respeito da inflação brasileira e de como ela funciona.

Como mostramos no decorrer deste artigo, a maior consequência da inflação brasileira é o aumento dos preços de produtos e serviços que acabam afetando a economia e o estilo de vida das pessoas.

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.