Tipos de Comércio: Conheça os 6 Principais!

Antes de qualquer coisa, os tipo de comércio estão sempre passando por transformações para poder acompanhar o constante desenvolvimento da sociedade.

Isso porque a práticas de comercialização existe desde que se iniciou a civilização humana, e acontecia por meio de escambo, desde então os tipo de comércio mudaram muito.

Para conhecer melhor sobre os tipo de comércio disponíveis hoje, continue acompanhando a leitura deste artigo para entender mais sobre o assunto.

6 Tipos de comércio existentes

Loja de departamento - Tipos de comércio
Loja de departamento (Fonte: Freepik)

Em primeiro lugar, é importante dizer que existem mais tipos de comércio além dos que listaremos a seguir, além disso, cada um deles possui focos e objetivos diferentes.

De forma prática, cada tipo de comércio possui diferentes vantagens e desvantagens, além de algumas características parecidas e outras diferentes, entre outras diferenças estruturais.

Dessa maneira, neste artigo iremos listar  os 6 principais tipos de comércio, veja abaixo como cada um deles funcionam!

1- Atacado

A princípio, o comércio de atacado também é conhecido como setor atacadista.

Assim,  esse é o modelo no qual as empresas realizam vendas de produtos em grandes quantidades.

Em outras palavras, esse é o tipo de comércio no qual uma empresa passa a vender produtos para outras empresas que posteriormente irão revender esses produtos.

Desse modo, por causa dessa característica o atacado acaba trabalhando com um valor muito mais em conta para os produtos do que o varejista.

Sendo assim participam desse tipo de comércio os distribuidores de produtos, fabricantes e indústrias, além de editoras de livros e etc.

2- Varejo – Tipo de comércio

O varejo, ou também como é conhecido comércio varejista, é um tipo de comércio que se baseia em vendas de produtos de pequena escala.

Esse modelo é direcionado para o público consumidor comum, isso porque o  negócio costuma vender menos produtos por vez, diferente do modelo de atacado que conhecemos antes.

No Brasil esse setor é conhecido como a espinha dorsal da economia.

Isso acontece porque esse setor representa mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) de um país.

Segundo dados fornecidos pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, entre os anos de 2017 e 2018 foram movimentados aproximadamente R$1,34 trilhão nesse tipo de comércio.

Um destaque importante sobre o varejo é que as empresas disponibilizam produtos à disposição dos clientes que conseguem facilmente acessar a internet e comprar aquilo que desejam.

Confira abaixo exemplos de categorias que atuam dentro do varejo:

  •  Supermercados e hipermercados.
  • Livrarias.
  • Postos de gasolina.
  • Lojas de decoração, móveis e materiais de escritório.
  • Farmácias.
  • Lojas de departamento, itens esportivos e vestuários.
  • Estabelecimentos de produtos pets.
  • Concessionárias de veículos.
  • Lojas de eletrodomésticos

Neste caso, aqui é importante ressaltar sobre a importância da tecnologia no varejo.

Ela não é determinada apenas por alguns padrões de consumo, isso porque ela pode ser usada na gestão de negócio.

Dessa maneira, fazendo parte da experiência do consumidor de maneira indireta.

3- E-commerce

O consumo no mercado digital é uma variante do comércio no qual todo tipo de produto é vendido de forma online pela internet.

Nesse sentido, podemos descrever esse tipo de comércio como qualquer negócio ou transação comercial que inclui a transferência de informações financeiras de maneira digital.

Ao contrário do comércio tradicional que estamos acostumados, o e-commerce permite que consumidores individuais troquem o valor por bens ou serviços que tenham poucas ou nenhuma barreira.

Além disso, o comércio eletrônico também mudou a maneira como as economias costumam conduzir o comércio.

No passado, as diferenças que eram feitas entre diferentes regiões passavam por muitos obstáculos logísticos, tanto na parte do comprador quanto na da empresa.

Entretanto, essa barreira ficou no passado desde o surgimento de diversas empresas que ajudam a facilitar essa logística.

Isso acabou criando um ambiente onde qualquer empresa consegue se beneficiar com o comércio digital. 

Ou seja, mesmo os proprietários de pequenos negócios têm a chance de vender para clientes de qualquer lugar do país e do mundo.

Além disso, os consumidores digitais não param de crescer, afinal, muitas pessoas preferem comprar seus produtos de forma online.

4- Comércio especializado

O comércio especializado é focado em vender apenas um tipo de produto ou então trabalhar apenas com um segmento.

Desse modo, estamos falando por exemplo de lojas focadas em vender apenas calçados, alimentos naturais, produtos de beleza e etc.

Por essa diferente característica, as empresas também acabam se enquadrando como varejo, ou então como atacado.

Existe também o uso do e-commerce para poder disponibilizar os produtos para diferentes lugares do mundo.

5- Comércio independente

Sabe as clássicas feiras de frutas e produtos de pequenos agricultores, barracas de pastel, cachorro quente entre outras  que ficam espalhadas pela cidade? 

Elas fazem parte do tipo de comércio independente, no qual uma pessoa fica responsável por montar sua própria estrutura de comércio.

Esse tipo de comércio é feito por empresas de pequeno porte, que possuem um pequeno número de funcionários ou apenas um.

Inclusive, a grande maioria muitas vezes conta com os próprios integrantes da família na equipe.

6- Exterior – Tipo de comércio

Por fim, o comércio exterior basicamente é a troca mútua de serviços ou produtos entre fronteiras e regiões internacionais.

Além disso, existem variedades como por exemplo, importação e exportação, que são conceitos importantes para a economia nacional.

Podemos falar que o comércio exterior é a maneira mais antiga e importante da divisão internacional do trabalho.

Todavia, isso porque as relações comerciais entre outros países acabam oferecendo vantagens a todos os países, e também às partes que participam desse processo, assim como:

  1. Primeiramente, as empresas acabam ganhando novos mercados.
  2. Existe um aumento no volume das negociações.
  3. O número de postos de trabalho também começam a crescer.

Contudo, o comércio exterior também pode ser utilizado para conseguir mercadorias estrangeiras que não são produzidas internamente.

Conclusão sobre os tipo de comércio

Por fim, existem diversos tipo de comércio diferentes, durante o artigo mostramos os seis mais conhecidos atualmente.

Dando um destaque para o e-commerce, esse tipo de comércio tem aumentado cada vez mais, já que comprar pela internet é algo prático e rápido.

Além de ser possível encontrar diferentes produtos e que muitas vezes estão com preços mais acessíveis do que em lojas físicas.

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