Energia Solar é Renovável? Vantagens, Desvantagens e Mais!

Uma dúvida recorrente entre as pessoas é se a energia solar é renovável, afinal, ela é gerada por meio de um calor emitido por radiação solar.

De antemão, respondendo a dúvida se a energia solar é renovável, a resposta é sim, isso porque provém da luz solar, ou seja, enquanto o sol existir é possível usar ele sem causar danos no meio ambiente.

Se você deseja saber se a energia solar é renovável, e tem curiosidade de saber mais a fundo sobre o assunto, continue a leitura atenta deste artigo até o fim. Aproveite!

A energia solar é renovável?

Painéis solares  - Energia solar é renovável
Painéis solares (Fonte: Freepik)

Antes de mais nada, para conseguir responder se a energia solar é renovável, é necessário entender o conceito de energia limpa e renovável.

Em primeiro lugar, a energia limpa é aquela que busca não causar danos ao planeta.

A  significativa parcela de eletricidade produzida no mundo vem da queima de combustíveis fósseis, nos quais liberam dióxido de carbono na atmosfera, e consequentemente acaba afetando o meio ambiente.

Dessa maneira, os exemplos mais comuns de energia suja, ou seja, que não são renováveis são as seguintes: Carvão vegetal e mineral, petróleo, energia nuclear e gás natural.

Por sua vez, a energia solar renovável é aquela que não libera nenhuma substância na atmosfera, ou seja, ela vem dos próprios raios solares.

Que por meio de alguns sistemas fotovoltaicos acabam sendo transformados em corrente elétrica.

Sendo assim, por esse motivo se trata de uma energia limpa e renovável.

A energia renovável, de forma mais específica é aquela que vem de recursos que naturalmente são reabastecidos, como por exemplo:

  • Energia hídrica – Água
  • Maremotriz – Marés
  • Geotérmica – Calor do interior da terra
  • Eólica – Vento
  • Biomassa – Material orgânico
  • Energia solar

Por que a energia solar é renovável?

A princípio, a energia solar é renovável porque é fruto da luz solar, neste caso, enquanto existir sol, é possível fazer seu uso sem precisar desgastá-lo ou causar danos negativos ao meio ambiente.

Contudo, podemos dizer que é possível produzir energia solar em dias chuvosos e nublados.

Na verdade, a captação não vem necessariamente da incidência direta da luz, porém, sim da absorção da radiação solar que acontece quando o tempo não está “limpo”.

Porém é claro que a eficácia não será a mesma, afinal, quanto mais sol tiver mais radiação.

Portanto, o seu sistema ainda tem jeito de funcionar de outras formas.

O potencial desta limpa e renovável energia solar é bem grande, isso porque ela é considerada a terceira mais importante em capacidade, ficando apenas atrás da hidráulica e da eólica.

Ainda, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil já ultrapassou 8 gigawatts de potência operacional da fonte fotovoltaica.

A energia solar é a fonte de energia que mais cresce no mundo todo.

Além disso, no nosso país por ser considerado um dos mais ensolarados e com uma grande abrangência continental, apresenta um forte potencial para poder aproveitar mais ainda desse recurso.

Afinal, como funciona a energia solar?

Para conseguir acesso a uma energia limpa e renovável, é preciso dispor de um sistema de energia solar que seja fotovoltaica instalado.

Dessa maneira, por meio dele é possível converter a luz solar em energia elétrica.

Esse fenômeno é denominado efeito fotovoltaico, assim, ele consiste na geração de energia por meio de algum material semicondutor, que quando exposto à luz acaba criando uma tensão elétrica.

Os sistemas de energia solar fotovoltaico são fabricados por placas produzidas de um material semicondutor, chamado de células fotovoltaicas.

Assim, quando as partículas de luz solar (fótons)  incidem sobre as placas.

Além disso, os elétrons das placas passam a se movimentar, dessa forma, gerando uma corrente elétrica.

Para fazer energia solar é necessário de placas solares em uma corrente contínua (CC)

Contudo, para usa-la em aparelhos elétricos, é preciso transformá-las em CA por meio de um inversor solar.

A partir disso, ela passa a ser distribuída no local de consumo, assim, consegue alimentar o sistema elétrico de estabelecimentos e casas.

Para ter o próprio sistema de energia solar renovável em sua casa, indústria, comércio ou até mesmo no agronegócio, você consegue contar com uma empresa para instalar energia solar.

Vantagens e desvantagens da energia solar

Como falamos acima, a energia solar se trata de uma fonte renovável obtida através do sol.

Sendo assim, apesar de apresentar diversos benefícios ao meio ambiente, o uso dessa fonte energética também acaba possuindo algumas desvantagens, confira a seguir:

Vantagens

  • Primeiramente, fonte renovável e inesgotável de energia.
  • Não é poluente.
  • Não exige muita manutenção em suas centrais de produção.
  • Painéis solares cada vez melhores e com custos que estejam cada vez menores.
  • É uma fonte de energia viável para lugares mais afastados e de difícil acesso, visto que não é preciso de grandes investimentos para a manutenção de equipamentos.
  • Precisa de áreas menos extensas para produzir.
  • Uma excelente fonte de energia principalmente para países como o Brasil, no qual a radiação solar costuma ser mais intensa durante boa parte do ano.
  • É um formato mais econômico

Desvantagens

  • É uma produção variável conforme as condições atmosféricas.
  • Para poder ser fabricado, um painel solar acaba consumindo grande parte da energia, que às vezes é maior do que a própria energia que é feita por ele.
  • Uma produção variável de acordo com as condições atmosféricas.
  • A energia solar funciona apenas no sol, ou seja, no período noturno não.
  • Regiões que estejam localizadas em latitudes médias ou altas que  produzem pouca energia durante o inverno.
  • O armazenado realizado nesse modelo de energia deixa de ser eficiente quando comparamos com a energia hidrelétrica, combustíveis fósseis e biomassa.
  • Precisa de um bom sistema de armazenamento.

Conclusão sobre a energia solar renovável

Por fim, depois de acompanhar o nosso artigo respondendo a questão se a energia solar é renovável, esperamos que tenha conseguido entender melhor sobre o que ela é e como funciona.

Afinal, a energia solar corresponde a uma energia proveniente da luz e do calor, e é uma boa opção disponível, já que não é poluente e é inesgotável de energia.

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.