Você conhece o serviço de CNH gratuita e social? Caso não saiba entendamos como é o serviço e qual é a sua funcionalidade. Será que você também pode utilizá-lo?
Existem diversos projetos sociais se formando, com qualidade e fazendo com que você possa se profissionalizar. Habilitação profissional de condutores de veículo automotivo é um desses projetos sociais.
Está denominado de CNH Social e tem a finalidade de possibilitar que a pessoa com baixa renda obtenha a carteira de motorista gratuita. Sobretudo, está valendo para a primeira habilitação nas categorias A ou categoria B.
É também possível obter a carteira de habilitação Nacional nas categorias B e D. Hoje entendamos um pouco mais sobre Quais são as principais informações e o que você deve fazer para conseguir a sua.
O que é a CNH Social e como funciona?
Conforme o site JusBrasil o programa de CNH Social é uma possibilidade para as pessoas que estão tirando sua primeira habilitação para transportes e também a inserção de novos motoristas.
Esta é uma iniciativa que permite aos jovens de baixa renda terem acesso a esse projeto. Contudo, é importante entender como ela funciona, na verdade, o serviço Nacional de aprendizagem do transporte SENAT e outros órgãos estão incentivando o programa de CNH social para jovens de baixa renda.
É importante ressaltar que esse projeto dá a oportunidade aos jovens de baixa renda de terem acesso gratuitamente a CNH. A CNH Social é grátis em todo o Brasil, mas é necessário fazer a inscrição. O prazo para inscrição é determinado e com isso você precisa declarar que é um jovem de baixa renda.
Devemos ressaltar também que a CNH Social serve para quem cogita mudar de categoria, habilitações profissionais para o transporte também são permitidas, ou seja, aqueles que querem a ascensão das licenças C, D e a categoria E.
Como funciona a CNH Social?
Como já foi dito no decorrer do artigo, este é um programa do governo coordenado pelos estados e municípios, no qual você pode obter a CNH social. Em geral, o programa tem como meta oferecer gratuitamente o processo de formação de novos Condutores a partir de exames e provas junto ao DETRAN que oferece CNH e habilitação para todo o Brasil.
Pois bem, além da formação de novos condutores, a CNH Social também tem a meta para aqueles que precisam da mudança na categoria da habilitação. Esta é uma forma de promover novas oportunidades para os condutores de outros tipos de veículos com baixa renda. O programa visa a inclusão social, que permite a diversas pessoas a se qualificar, sendo assim condutores de veículo. Aumentando, as chances e a qualificação desses condutores para o novo mercado de trabalho.
Existe diferença entre a CNH Social e a popular?
As pessoas estão com dúvidas sobre qual é a diferença entre a CNH social e a CNH Popular que todos conhecem. Em geral, a CNH Social não tem diferenciação da CNH Popular, além do que a inclusão de motoristas com baixa renda no mercado de trabalho e para os jovens com a primeira habilitação.
A carteira nacional de habilitação seja a social com a que você já conhece não tem nenhuma diferença. Sobretudo, o governo visa facilitar a emissão da CNH para as pessoas que não tem condição financeira de custear este documento. Mas devemos salientar que as diferenças conceituais entre os dois projetos podem ser observadas a partir do processo pelo qual é emitido o documento de habilitação. Contudo, em quesito de valor, não há nenhuma discrepância.
Mas de qualquer forma falaremos um pouquinho sobre a CNH Social e a CNH Popular, para não ficar nenhuma dúvida sobre o quão esse documento é importante e suficiente para que os condutores de veículos possam trabalhar ou mesmo tirar sua primeira habilitação.
CNH Social
O projeto de CNH Social é um programa do Governo dos Estados e dos municípios com a ajuda do Detran. Este é um programa que tem o objetivo simples: Dar acesso a CNH aqueles que não tem como costurar o processo para emissão do documento. É importante falar também que para ter acesso a esse programa social, você precisa preencher os requisitos e critérios estabelecidos para cada localidade.
CNH Popular
A CNH Popular tem a oferecer projetos de e planos de empresas privadas visando oferecer a possibilidade da CNH. Sobretudo, essas empresas privadas possibilitam a retirada da CNH com preços no mercado. Contudo, essa iniciativa pode sim oferecer preços reduzidos aos condutores formados, mas a gratuidade é somente possível através da CNH social.
Quais são os requisitos para obter a CNH social?
Relembrando, o programa CNH Social tem como meta inserir novos condutores e condutores que estão precisando mudar sua categoria, para que assim possam ter acesso ao mercado de trabalho. Sobretudo aqueles condutores de baixa renda, mas mesmo esses necessitam de critérios para poderem utilizar a CNH social.
Há alguns regulamentos para que você possa ter acesso à CNH Social, gratuita ou até mesmo com preço reduzido. O candidato, então, precisa se enquadrar alguns critérios como: ter mais 18 anos, ser letrado, ter renda familiar de até meio salário mínimo per capita ou terreno da familiar que não ultrapasse três salários mínimos, está escrito no programa cadastro único, não ter renda formal, possuir comprovante de residência no estado ou no município que está pleiteando o programa.
Como solicitar a CNH social?
Agora como ter acesso à carteira de habilitação gratuita, o programa governamental obedece algumas regras e oferece vagas para formação gratuita e desconto dos condutores. De modo geral, você precisa preencher os seguintes requisitos:
- RG
- CPF
- data de nascimento
- endereço
- número da inscrição social
- para aqueles que desejam mudar de categoria número da CNH
- renda familiar comprovada
- meios para contato, telefone ou outros.
Assim que realizar a pré-inscrição, o órgão pode exigir outras informações, cópias de documentos comprobatórios para viabilizar o processo. Por conta disso é de suma importância que você tenha o meio de contato no qual você tem acesso, como número de telefone seu ou de algum parente próximo, ou e-mail que você saiba a senha correta.
Acesse o site da CNH Social e entenda melhor como será a inscrição para 2024.
Faça a sua CNH Social
Para entender melhor como você pode obter a CNH Social, é muito simples, e vamos apresentar o passo a passo a seguir. Já discutimos bastante sobre como ela funciona, quais são os principais detalhes e quem pode solicitar. O cidadão precisa preencher os requisitos necessários, os quais o governo avaliará para conceder o benefício.
É importante lembrar que, para a inscrição, é obrigatório apresentar um dos requisitos principais: o comprovante de que o candidato pertence a uma família de baixa renda. Sobretudo, esta é uma carteira de motorista para a qual a pessoa precisa ter uma renda baixa para conseguir realizar os processos.
Precisa ter pelo menos 18 anos para pedir a carteira de motorista tipo B, que te permite dirigir carros com capacidade para até 8 passageiros. Se quiser trocar a categoria B pela categoria D, precisa ter 21 anos. Também é necessário residir no estado desejado por, pelo menos, dois anos para aproveitar a oportunidade de obter essa CNH gratuitamente. Além disso, é importante saber ler e escrever, e ter concluído, no mínimo, o Ensino Fundamental.
Ademais, é necessário inscrever-se no programa CNH Social, que disponibiliza a carteira de motorista gratuitamente para todos os estados do Brasil. Então, com os avanços da tecnologia, você pode fazer a inscrição pela internet no Detran.
É proibido dirigir sem CNH no Brasil?
Essa é uma pergunta fácil de ser respondida. Obviamente, não é permitido dirigir no Brasil sem sua CNH. Com isso, você pagará uma multa, uma vez que esse documento é obrigatório para todos os condutores de veículo. A título de curiosidade, a multa é considerável, chegando a 53 reais e 20 centavos, e perderá pontuação na sua carteira.
A multa pode ser imposta mesmo nos casos em que o condutor tem o documento cassado ou suspenso. O procedimento é totalmente burocrático quando o condutor perde o documento por cassação ou suspensão. Além disso, a multa é considerável, então é melhor não arriscar recebê-la.
Para os astutos de plantão, saibam que se você emprestar seu veículo a alguém não habilitado, a multa será aplicada à sua carteira. Isso resulta na perda de sete pontos, já que essa infração é considerada gravíssima. Portanto, pense duas vezes antes de emprestar seu veículo a alguém que você mal conhece. Dirigir sem a CNH porque não tem condições de arcar com os custos das aulas, entre outros, não é mais aceito como desculpa.
Entenda sobre as categorias da CNH — bônus
A CNH possui categorias, isso todo mundo sabe, mas você reconhece cada uma delas e sabe quais são as funções dessas categorias? Hoje falaremos um pouco mais sobre cada uma dessas categorias, aproveitando este artigo para que você entenda ainda mais o quanto esse documento é importante para o motorista e para sua classificação.
Primeiramente, é necessário entender que existem cinco categorias de CNH. Conforme a legislação de trânsito, o motorista deve ser habilitado, ou seja, autorizado a se locomover com um automóvel a partir dessa categoria. Para o condutor de ciclomotor, a categoria é a ACC. No entanto, o motorista teria a possibilidade de tirar carta através das habilitações destinadas às categorias A, B, C, E.
Pois bem, vamos entender então quais são essas categorias e todos os detalhes que você precisa saber de cada uma delas. Muitas pessoas não entendem muito quais são as categorias e o que esta pode dirigir. Em geral, o motorista tem a categoria AB e não sabe para que pode usar. Confira abaixo todas elas.
Conheça as categorias da CNH
As categorias de CNH estão definidas pela legislação de trânsito, na qual o motorista pode conduzir ciclomotores e outros veículos em geral. Confira abaixo quais são elas e todos os detalhes.
1.ACC
A categoria de carta ACC é uma autorização para os condutores de ciclomotor na qual permite que o cidadão possa dirigir veículos de duas ou três rodas. Além disso esse tipo de veículo deve ter um motor de combustão interna, cilindrada não maior do que 50 centímetros cúbicos.
A categoria de carta ACC é uma autorização para os condutores de ciclomotor, que permite que o cidadão possa dirigir veículos de duas ou três rodas. Além disso, esse tipo de veículo deve ter um motor de combustão interna, com cilindrada não maior do que 50 centímetros cúbicos. Para exemplificar, essa categoria de CNH serve para bicicletas motorizadas ciclomotor.
2. Categoria A
A categoria A é apropriada para veículos motorizados de duas rodas ou três rodas com, ou sem carro lateral. Já que podemos oferecer a possibilidade do motorista dirigir moto, motoneta e triciclo.
3. Categoria B
Ao falar da categoria b o condutor pode dirigir veículos motorizados que não abrangem a categoria a, ou seja, com peso bruto total que não exceda a 3.500 kg, a lotação não pode ser maior do que 8 lugares incluindo do motorista. Para essa categoria o motorista pode dirigir automóveis, picapes, utilitários e Vans.
4. Categoria C
Os condutores de veículo de categoria C abrangidos pela categoria B e de veículos motorizados utilizados em transporte de carga com peso bruto total de 3.500 kg. Isto é caminhões, camionetes e Vans de carga.
5. Categoria D
Já a categoria de cartas oferece aos condutores de veículo abrangidos pela categoria B e C de veículos motorizados no transporte de passageiros cuja lotação pode exceder 8 lugares. Isto é, o motorista pode dirigir ônibus, micro-ônibus veio a van de passageiros.
5. Categoria E
Motorista de conjunto de veículos no qual o veículo de liderança se encaixe nas classes B, C ou D, e cujo veículo acoplado, seja reboque, semirreboque, trailer ou articulado, possua peso bruto total de 6.000 kg ou superior, ou cuja capacidade de passageiros ultrapasse 8 lugares.
Conclusão
A CNH Social é um meio gratuito de jovens e pessoas que precisam mudar de categoria possam ter acesso com mais facilidade a esse desenvolvimento. Para você que gosta desse tipo de informação e quero obter ainda mais detalhes, nosso site oferece todos os dias artigos novos referente a Bolsa Família – como desbloquear o benefício e outros benefícios do governo. Para estar sempre atento, visite-nos e faça uma ótima leitura.