Afinal, dinheiro na poupança rende?! Mas ver o seu dinheiro crescendo cada vez mais é ainda melhor.
A poupança é uma das maneiras de guardar dinheiro mais famosa e comum no Brasil, entretanto, será que dinheiro na poupança rende?.
Dessa forma, nesse artigo você vai descobrir como está o rendimento da poupança, e se o dinheiro na poupança rende.
Dinheiro na poupança rende? O que é a carteira de poupança?
A caderneta de poupança, normalmente conhecida como poupança, é um tipo de conta bancária que você abre com o intuito de guardar dinheiro nela.
E ainda ganhar uma porcentagem sobre o valor que aplicado, dessa maneira a poupança também considerada um tipo de investimento.
Quando você passa a possuir uma conta poupança você saca o seu dinheiro a qualquer momento, além de poder fazer transferências entre contas.
O nome poupança surgiu devido ao fato de ser uma conta em que as pessoas utilizavam para guardar o seu dinheiro poupado e então conseguir uma rentabilidade maior.
Como o Brasil é um país que sempre teve um histórico de conter taxa de juros elevados, o retorno da caderneta poupança sempre foi bem atrativo. O que colaborou para que esse meio de investimento acabasse se tornando um dos mais famosos do Brasil.
Como funciona a conta poupança no Brasil?
Para obter algum tipo de rendimento na conta poupança é necessário que você deposite um valor para conseguir manter esse dinheiro na sua conta por 30 dias.
Quando o valor completar aniversário vai começar a render juros, diferente de outros tipos de investimento o juros que será aplicado em cima do valor depositado será o mesmo para qualquer banco.
Para abrir uma caderneta de poupança é bem simples. Basta ir até o banco de sua preferência e apresentar os seguintes documentos exigidos:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência.
Para realizar a abertura da conta poupança o banco não exige que o cliente esteja com o nome positivado.
Não é necessário que a pessoa comprove renda, alguns bancos podem exigir que um depósito mínimo seja feito no momento da abertura da conta poupança.
Além disso a maioria dos bancos oferecem uma conta corrente junto da conta poupança, caso você possua interesse basta solicitar a ativação da conta.
Afinal, dinheiro na poupança rende?
Para que possamos entender quanto está rendendo a caderneta poupança hoje em dia, é preciso esclarecer como funciona a sua rentabilidade.
Os juros da conta poupança estão diretamente ligados a duas taxas:
A taxa Selic, que trata-se de uma taxa básica de juros da nossa economia, e a Taxa Referencial (TR) desta maneira, a rentabilidade da caderneta poupança é dividida por duas partes:
- Remuneração básica: Essa remuneração é determinada pelo valor mensal da Taxa Referencial.
- Remuneração adicional: Essa renumeração é calculada a partir da Taxa Selic.
Se a meta da Selic for superior a 8,5% no ano, a remuneração adicional então será de 0,5% mensalmente.
Caso a meta anual da Selic seja igual ou menor que 8,5% ao ano, a remuneração adicional será no valor de 70% da taxa Selic.
Vale ressaltar que até o ano de 2012 o rendimento da conta poupança era diferente do atual, e não dependia da taxa Selic.
Quem fez a aplicação até o dia 03 de maio de 2012 e ainda não fez a retirada do dinheiro, obtém um rendimento de 0,5% mensalmente, contabilizando 6,17% ao ano mais a taxa referencial.
Porém, como acabamos de mencionar, a conta poupança já não possui mais um rendimento tão interessante quanto antes. Devido a essa mudança da regra que ocorreu no ano de 2012, e também por conta da queda da taxa Selic.
Quanto rende a poupança por mês e quanto ela rendia durante o ano de 2021?
No ano de 2021 a poupança acumulou um rendimento de 2,94% para saber se o rendimento da poupança vale a pena, leve em consideração o número de inflação do mesmo período.
Afinal, é necessário saber se o dinheiro que está sendo aplicado conseguiu valorizar mais do que o custo de vida.
A inflação acumulada no ano de 2021 foi de 10,6% assim se levarmos em consideração esses dados, o rendimento durante o ano de 2020, foi de -6,37%, ou seja, você teria perdido o poder de compra.
Conclusão
A conta poupança é uma das formas de investimentos mais famosa no Brasil, por ser um meio de investimento prático e de fácil acesso.
Para saber de fato se a poupança é uma boa opção para você, é necessário que faça uma análise das suas finanças.
E defina se você pretende fazer grandes transações, ou se vai começar aos poucos, caso esse seja seu caso, a poupança é uma boa opção.
Por fim, a conta poupança ainda é uma boa opção dentro do mercado financeiro, só basta descobrir se é um bom meio de investimento para você.