Você sabe o que são os consumidores digitais? Esse novo perfil de clientes tem crescido cada vez mais.
Os consumidores digitais estão conectados a internet, e compram o seus produtos e serviços de maneira online, através de plataformas digitais.
A tendência é que o número de consumidores digitais continue a crescer cada vez mais, afinal, cada vez mais os empreendedores estão migrando para o universo digital.
Quem são os consumidores digitais?
Segundo um artigo disponibilizado pelo SEBRAE , os consumidores digitais são as pessoas que adquirem os seus produtos e serviços de maneira digital.
Atualmente os consumidores digitais estão crescendo cada vez mais devido ao marketing digital e dos conteúdos online.
Ou seja, o perfil do consumidor mudou, dessa forma as empresas precisaram se adaptar a esses novos modelos de clientes.
Além da praticidade na hora de realizar as compras online, os clientes prezam pela experiência de fazer compras de uma maneira diferente.
Para garantir que a sua empresa possa atrair clientes e ter sucesso no mundo digital, é necessário conhecer o perfil do seu público alvo.
Isso contribui para garantir o sucesso dos consumidores digitais, que podem se tornar clientes fiéis.
Os consumidores digitais são extremamente antenados, já que passam uma boa parte de seu tempo rolando a tela do celular ou notebook.
Dessa forma, é importante que o consumidor digital esteja atento em fazer um consumo consciente.
Além disso, é importante que o consumidor saiba a diferença entre consumo essencial e consumo supérfluo, já que na internet as pessoas estão sujeitas a comprar desenfreadamente.
Quais são as principais características dos consumidores digitais?
Confira abaixo algumas exigências dos consumidores digitais, também conhecidos como consumidores 4.0:
Exigência
Essa é considerada uma das principais características dos consumidores digitais.
Esses consumidores estão acostumados a terem suas expectativas supridas devido a variedade de produtos dentro do mercado digital.
Ou seja, para esse cliente além da marca possuir bons produtos e com um preço competitivo, ela ainda precisa ter um posicionamento igual aos desses consumidores.
Curiosidade
Os consumidores digitais também são curiosos, ou seja, ele quer saber o máximo possível a respeito da solução que a empresa oferece antes da decisão final de compra.
Todavia, por conta disso é importante que a sua empresa possua uma página para responder perguntas frequentes dentro do seu site.
Além disso, os consumidores digitais sempre pesquisam avaliações sobre a sua empresa antes de efetuarem alguma compra dentro dela.
Interatividade
Agora com as redes sociais os consumidores digitais conseguem interagir mais com os empreendedores.
Além disso, a interatividade pode acontecer de ambas as partes, ou seja, a empresa pode emitir uma mensagem e permite que os consumidores interajam.
Agilidade
Os consumidores digitais por já estarem acostumados com o universo digital e a sua praticidade, estão sempre em busca de algo mais rápido.
Até porque, eles não estão interessados em perder tempo e gastar horas para fazer uma compra como pode acontecer com as lojas físicas.
Esses clientes estão buscando praticidade e agilidade, estão sempre atentos a esses detalhes.
O que os consumidores digitais estão buscando normalmente?
O frete grátis é algo que faz os olhos dos consumidores digitais brilhar, esse é o benefício que mais impacta na decisão de compra do consumidor.
Porém, não são todas as empresas que disponibilizam o frete grátis, até porque tem toda uma questão financeira por trás disso.
Feedbacks de outras pessoas
Os consumidores estão sempre atentos aos feedbacks de outras pessoas antes de comprarem algum determinado produto ou serviço.
É comum que as pessoas fiquem inseguras ao fazer uma compra online, pensando se ela vai ou não chegar, ou se não é algum golpe.
Por esses e outros fatores os clientes estão sempre atentos aos feedbacks de outros consumidores antes de efetuarem a sua compra.
Facilidade na hora da troca
O consumidor moderno busca flexibilidade e facilidade na hora que for necessário efetuar uma compra.
É comum as pessoas quererem trocar produtos quando compram de forma digital, pois não conseguiram ver o produto antes da compra.
Porém, eles sempre esperam que essas trocas sejam feitas sem muita burocracia e complicação.
Forma de pagamento
O cartão de crédito ainda é a forma mais utilizada nas transações comerciais, e isso continua no digital.
Contudo, é importante que o e-commerce ofereça diferentes formas de pagamento, como boleto, pix, depósito, débito automático e etc.
O crescimento dos consumidores digitais nos últimos anos
Devido a pandemia, o número de consumidores digitais aumentaram muito nos últimos anos.
Além disso, as estratégias de vendas do comércio digital potencializam ainda mais essa nova forma de consumo.
Por conta do crescimento disparado da tecnologia nos últimos anos, o usuário tem acesso a conteúdo muito vasto disponibilizado na internet, o que ajuda o consumo digital.
Diversas empresas estão atuando 100% de forma online, outras estão migrando aos poucos, efetuando compras por meio das redes sociais, por exemplo.
Atualmente, com a grande demanda de conteúdos digitais, o número de consumidores digitais está crescendo cada vez mais.
A variedade de produtos disponibilizados no mercado digital é muito ampla, o que faz com que os consumidores tenham ainda mais interesse nessa nova forma de pagamento.
Como as empresas podem se adaptar ao universo digital?
Essa pode ser uma tarefa difícil para algumas empresas, já que muitas marcas atuam apenas como marca física.
Muitos empreendedores possuem resistência ao mercado digital, o que é comum já que é algo relativamente novo.
Porém, caso essa empresa queira se destacar no mercado é preciso que ela acompanhe as mudanças dele, isso é, se adaptar ao universo digital.
Por conta da pandemia muitas empresas migraram para as redes sociais, outras se adaptaram 100% a elas.
Não é necessário que uma empresa mude de cara para o mercado digital, nem que faça isso um dia.
Porém, é importante que ela esteja disposta a se adaptar a esse meio, mesmo que seja criando uma rede social para a sua empresa e divulgando seus produtos nela.
O marketing digital é um grande aliado daqueles que estão dispostos a se dedicar ao universo digital.
Não é necessário que a empresa crie um site ou loja virtual desde o princípio, as redes sociais já são uma ótima opção para quem deseja expandir sua marca.
O aumento dos consumidores digitais, não significa a ausência dos consumidores físicos.
Conclusão
Os consumidores digitais estão cada vez mais presentes no universo digital, e isso tende a aumentar cada vez mais.
Comprar online se tornou um hábito dos consumidores, por conta da sua praticidade e agilidade muitos clientes têm optado pelas compras no digital.
E você, se considera um consumidor digital? Hoje em dia é difícil quem nunca tenha feito uma compra online, afinal, como resistir a tantas opções disponíveis, não é mesmo?!