O aumento do uso das redes sociais durante os últimos anos foi surpreendente.
Afinal, com o aumento do uso das redes sociais muitas pessoas aderiram tanto às redes sociais que hoje elas se tornaram uma profissão.
Além disso, o aumento do uso das redes sociais está diretamente ligado à pandemia do covid-19.
O aumento do uso das redes sociais durante os últimos anos
O aumento do uso das redes sociais no Brasil foi imenso ao decorrer dos últimos anos.
Dessa forma, todos os dias, 24 horas por dia milhões de pessoas utilizam as plataformas digitais para se comunicar, se entreter, se informar e até mesmo trabalhar.
Além disso, essas interações contínuas tornam indispensável entender o comportamento dos usuários, que podem se tornar clientes ou consumidores.
Com a chegada da pandemia em março de 2020, muitas pessoas passaram a aderir às redes sociais como uma forma de lazer.
Já que o isolamento social foi necessário no mundo, os indivíduos precisavam encontrar maneiras de se entreter e se comunicar, dessa forma, as redes sociais se tornaram um refúgio.
Além de milhões de pessoas começarem a utilizar as redes sociais como um meio de trabalho.
Ou seja, as redes sociais passaram a ser muito mais do que o local onde as pessoas postam vídeos e imagens do dia a dia.
E com isso, as próprias redes sociais começaram a passar por diversas atualizações ao decorrer dos anos, para acompanhar os desejos de seus usuários.
O instagram, por exemplo, que antes era uma rede social apenas para a publicação de imagens e vídeos, hoje permite a gravação de stories, reels, IGTV, enquetes e etc.
Ou seja, o aumento das redes sociais têm impactado diretamente a vida das pessoas.
Afinal, hoje em dia é difícil conhecer alguém que não possua o perfil em alguma rede social, desde bebês a idosos, as redes sociais se tornaram uma febre.
Top 4 redes sociais mais utilizadas no Brasil
A princípio, no marketing digital as redes sociais são canais fundamentais para atrair seu público alvo.
Dessa forma, para identificar em quais redes a sua audiência está e fazer bom uso delas, é interessante conhecer as mais populares e que possuem o maior número de usuários.
Confira abaixo uma lista com as 4 redes sociais mais utilizadas no Brasil:
1- Whatsapp
O whatsapp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular nos últimos anos entre os brasileiros.
Além disso, praticamente todas as pessoas que possuem um smartphone hoje em dia têm o whatsapp instalado.
Dessa forma, a rede social é tão valorizada no Brasil que possui o apelido de “Zap zap”, o sucesso é tão grande que muitas empresas se renderam ao nome para fazer publicidade.
Segundo a pesquisa Digital 2022: Brazil, 96,4% dos usuários de redes sociais, brasileiros entre 16 e 64 anos utilizam o whatsapp, o que equivale a cerca de 165 milhões de usuários.
Todavia, pelo sucesso do aplicativo, algumas operadoras permitem o uso ilimitado do aplicativo, sem debitar o consumo do pacote de dados.
Além disso, muitas empresas trabalham via whatsapp, por meio do whatsapp comercial e links do whatsapp.
2- Youtube
A princípio, o youtube é uma rede social muito amada pelos brasileiros, afinal, quem não adora ficar assistindo vídeos nele sem ver a hora passar?
A plataforma recentemente passou por uma mudança de metodologia dentro da própria rede social.
Dessa forma, ela conta apenas usuários que possuam entre 18 e 65 anos, que podem ser impactados por ads.
Sendo assim, chega a 138 milhões de usuários brasileiros assistindo e postando vídeos todos os meses.
Entretanto, se for contar as crianças mais novas e os idosos com mais de 65 anos, esse número é bem maior!
Além disso, o youtube é a maior rede social exclusiva de vídeos online da atualidade, com mais de 2,56 bilhões de usuários ativos, e com mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente.
Dessa maneira, reforçando o seu lado rede social, o youtube melhorou seu sistema de hashtags.
Como o formato de vídeo para distribuição de conteúdo está cada vez mais consolidado, vale investir na rede social como uma forma de distribuir esse conteúdo.
3- Instagram
O instagram foi uma das primeiras redes sociais exclusiva para ter acesso por meio de um smartphone.
Além disso, embora hoje seja possível visualizar publicações no desktop, seu formato continua sendo voltado para dispositivos móveis.
O instagram possui mais de 122 milhões de usuários da rede social ativos no Brasil.
Todavia, o instagram já passou por diversas mudanças desde o ano de 2012, quando a rede social foi comprada pelo facebook.
Dessa forma, o instagram possui diversas ferramentas para os usuários interagirem, como fotos, vídeos, stories, reels, IGTV, enquetes, lives e etc.
O instagram é uma das redes sociais mais amadas no mundo todo, e seus usuários crescem a cada dia.
Todavia, ter uma conta no instagram é uma grande oportunidade de divulgar seus conteúdos de maneira forma, além de humanizar a sua marca mostrando os bastidores nos stories, por exemplo.
Além disso, o instagram tem focado em proporcionar compras e vendas dentro da própria plataforma.
4- Facebook
O facebook segue sendo a rede social mais utilizada pela população mundial, com mais de 2,81 bilhões de contas ativas, sendo 116 milhões delas brasileiras.
Dessa forma, o facebook é uma rede social versátil e abrangente, que reúne diversas funcionalidades em um só lugar.
Ela serve tanto para gerar negócios quanto para se relacionar com novas pessoas, se informar, postar fotos e etc.
Ou seja, é por esse motivo que muitas empresas investem em inbound marketing, afinal, é quase impossível não estar no facebook.
Conclusão
O aumento do uso das redes sociais no mundo todo é impressionante, entre tanto, esse crescimento se deu muito por conta da pandemia.
No Brasil as pessoas estão conectadas o tempo todo nas redes sociais, afinal, é nelas que tudo se encontra.
Por fim, confira a leitura deste artigo atentamente para descobrir quais são as quatro redes sociais mais utilizadas no Brasil.