Você tem dúvidas sobre como contratar a franquia Starbucks? Relaxe, neste artigo você irá descobrir tudo o que precisa saber.
Contratar a franquia do Starbucks não é tão impossível quanto parece, todavia é necessário saber de alguns detalhes importantes.
Aprenda como contratar a franquia Starbucks seguindo o passo a passo que você vai aprender no decorrer da sua leitura.
Afinal, como contratar uma franquia Starbucks?
É importante saber que a Starbucks não possui franquias, e sim um licenciamento que permite a abertura das diversas cafeterias que você encontra por aí.
A Starbucks não possui franquias, as diversas Starbucks que certamente você já esbarrou em algum shopping ou aeroporto, são um tipo de licenciamento da marca.
Ou seja, a marca dá permissão para que as pessoas interessadas em abrir uma cafeteria Starbucks possam utilizar a sua marca e oferecer seus produtos.
Contudo, essas cafeterias não são consideradas franquias, e sim uma licenciatura que permite o uso da marca.
Mesmo não sendo uma franquia, aqueles que desejam abrir uma cafeteria Starbucks terão todo suporte necessário, como as famosas receitas que são vendidas na loja.
Existem diversos Starbucks espalhados pelo mundo, um fato curioso é que cada uma dessas cafeterias possuem um cardápio diferente, conforme a região.
Ou seja, dependendo de onde você irá abrir a sua loja, ela terá um cardápio diferenciado.
Todavia, como os gostos são diferentes em cada região, os cardápios das cafeterias buscam acompanhar esses gostos marcantes de cada região.
Como surgiu a Starbucks:
A Starbucks foi criada no ano de 1971 em Seattle por três grandes amantes de café.
Jerry Baldwin, Zev Siegel e Gordon Bowker, os três fundadores chegaram à conclusão do nome Starbucks por se inspirarem no filme Moby Dick.
O logo é representado por uma sereia para lembrar que os primeiros comerciantes do grão de café foram os navegadores.
No ano de 1982 Howard Schultz era diretor de operações de marketing, contudo ele desejava mais para a sua vida.
Ele teve a ideia de fazer com que o Starbucks fosse um lugar para as pessoas buscarem o café antes de cumprirem seus compromissos diários.
Em 1987 Schultz comprou a marca e as lojas da cafeteria, então a loja cresceu e hoje é a maior rede de cafeterias existente.
O que é necessário para abrir uma franquia da Starbucks?
Para que você possa utilizar o nome da Starbucks e montar a sua própria cafeteria, você deve se encaixar nos critérios que a rede da cafeteria Starbucks propõe.
A rede Starbucks é rigorosa e procura profissionais que já possuem experiência na área de cafeteria, para que a loja possa possuir um nível alto.
Além disso, é necessário que a pessoa possua o dinheiro do investimento inicial, e um bom plano de negócio para traçar bons objetivos em relação à nova cafeteria.
Além dos pontos citados acima, a Starbucks precisa saber qual modelo de negócio você pretende abrir.
Se é uma loja menor em que os clientes irão apenas para fazer o pedido e retirá-lo, ou se é um espaço maior onde as pessoas podem ir para degustar o seu café.
A rede irá avaliar cada detalhe antes de ceder a permissão, por isso é importante que o interessado crie um bom plano de negócios.
A rede irá avaliar onde você pretende construir a cafeteria para ver se o espaço é adequado para receber os clientes.
Outro ponto importante é o espaço possuir um estacionamento para que os clientes possam ter acesso ao local.
Franquia Starbucks – Preço em 2022
Já sabemos que não é possível abrir uma franquia da Starbucks, mas se você deseja abrir uma cafeteria da Starbucks com a permissão da marca é necessário ter no mínimo 500 mil reais.
Com o valor de 500 mil reais você poderá fazer a locação de um lugar para abrir sua loja, contratar funcionários, comprar os equipamentos e ingredientes para que você possa inaugurar um Starbucks.
O valor de 500 mil reais pode parecer muito alto para algumas pessoas, porém o lucro que a Starbucks irá trazer a longo prazo é bem maior do que o valor investido.
Quanto fatura uma cafeteria Starbucks
Uma das vantagens de abrir uma Starbucks ao invés de começar uma cafeteria do zero é que a Starbucks já tem seu nome conhecido em vários países, assim uma loja nova sempre é bem vista.
Apesar do investimento ser grande como explicamos acima, a rede de cafeteria Starbucks pode trazer um bom lucro, pois em 2021 a rede faturou mais de 66 milhões de reais.
Qual a diferença entre a franquia Starbucks e o licenciamento da marca?
O título conhecido como “Franquia Starbucks” na verdade é um licenciamento, adquirido para a venda dos produtos e da marca de uma forma mais livre.
O investidor que adquire uma franquia além de receber os produtos e o suporte da marca, também tem acesso a todo o conhecimento da marca adquirido ao longo dos anos.
Dessa maneira, o franqueado poderá iniciar a sua loja usando técnicas e o conhecimento das cafeterias já existentes.
Outra diferença entre franquia e licenciamento, é que o franqueamento demanda de um investimento maior, e existe a obrigação de seguir os padrões já estabelecidos pela rede.
A licença da marca permite que o investidor utilize a identidade visual da marca, além do nome e produtos.
A licenciatura permite que o investidor tenha mais liberdade na hora de criar a sua loja, além de não possuir a obrigação de seguir os padrões idênticos ao da rede.
Contudo, o licenciamento da Starbucks também pode aproveitar do auxílio marketing, já que existem diversas publicidades divulgando a rede.
Inscrição no site oficial da Cafeteria Starbucks:
Caso você deseje abrir uma franquia da Starbucks, precisa acessar o site oficial da empresa e se inscrever.
É necessário prestar uma série de informações para a empresa, para que a rede possa avaliar o seu pedido e ver se o seu perfil se encaixa nos requisitos desejados.
As unidades da Starbucks podem ser abertas em diferentes espaços, confira abaixo alguns exemplos.
Os modelos disponíveis para abrir uma cafeteria da Starbucks:
1- Premium Self-Service (Bebidas self-service)
2- Food Service ( Um espaço de tamanho médio para consumo no local)
3- Seattle’s Best Coffee (Uma outra rede que pertence a Starbucks e que mistura a loja para consumo local com o atendimento para pegar e levar)
4- Licensing (Lojas de rua)
As unidades podem ser abertas em diferentes locais, dependendo do desejo do investidor.
Conclusão
Em conclusão, agora que você sabe como contratar a franquia Starbucks pode ver que não é tão impossível quanto parece.
Para abrir uma franquia é necessário ter um bom plano de negócio, além do capital necessário para realizar a execução do negócio.
A rede Starbucks é a rede de cafeterias mais famosa do mundo, o que já é um ponto positivo para aqueles que desejam se aliar à marca.