Entenda Como Funciona o DREX: A Moeda Digital Brasileira

como funciona o drex

Saber como funciona o DREX é indispensável para todos os interessados no mercado financeiro brasileiro. Dessa maneira, essa moeda digital oferece diversas possibilidades. 

Para entender como funciona o DREX, você terá que conhecer mais a fundo a história do mesmo. Vale destacar que o mercado financeiro passa por diversas transformações e que é preciso sempre estar atento às novidades.

Além de explicar como funciona o DREX, vamos apresentar suas principais atualizações e como essa moeda digital poderá impactar positivamente a vida financeira dos brasileiros. 

Por que saber como funciona o DREX? 

Funcionamento do DREX
Funcionamento do DREX (Fonte: Canva)

Acompanhar as notícias do mercado financeiro permitirá que você aproveite oportunidades e faça movimentos no momento certo. Neste cenário, essa é a hora de entender como funciona o DREX

O DREX é uma moeda digital brasileira que promete mudar a forma como as pessoas gerenciam suas finanças. Sendo assim, as moedas digitais estão em alta e o governo brasileiro está se adaptando às novas tendências da economia global. 

Inicialmente, o DREX se chamaria Real Digital e, desde seu anúncio em 2022, houveram muitas novidades. Neste momento, sabemos mais detalhes graças à comunicação do Banco Central (BC), que é o responsável por essa moeda digital.

O DREX é uma moeda brasileira oficial, ou seja, funcionará assim como Real. Entretanto, seu grande diferencial é que sua operação acontecerá de maneira totalmente digital. 

Todos os brasileiros poderão fazer transações no mesmo valor que as cédulas ou moedas, mas de forma 100% online. O armazenamento do DREX acontecerá em um sistema virtual, que pode se tratar de uma carteira digital, por exemplo. 

Diversas instituições financeiras já oferecem carteiras digitais para os seus clientes e, com o lançamento dessa nova e importante moeda digital, você poderá fazer transações com valores em DREX de maneira prática e dinâmica. 

É importante conhecer as principais características dessa moeda digital antes que ela comece a operar. Portanto, vamos te apresentar tudo sobre o funcionamento da mesma. 

O que significa DREX?

Como dito anteriormente, quando ocorreu seu anúncio, o nome da moeda digital brasileira era Real Digital. Todavia, o Banco Central optou por mudar esse nome para a sigla DREX. 

A nova nomenclatura tem o objetivo de facilitar o entendimento sobre o que é o DREX e sintetizar as informações mais relevantes sobre o mesmo de maneira simples e direta. 

Neste caso, a letra “D” significa “Formato Digital”, que é como a moeda irá operar exclusivamente. Já o “R” é de “Real”, a moeda brasileira que é uma das mais populares do mundo. 

Por sua vez, a letra “E” deriva do “Sistema Eletrônico” e remete novamente à forma como a moeda funcionará. Por fim, é comum utilizar o “X” para representar novidade e inovação, que é a principal característica do DREX. 

Esse é mais um passo importante para o mercado financeiro do Brasil, que segue na vanguarda. Vale destacar que, assim como o Pix, o DREX surge para fortalecer o mercado e aumentar a qualidade das transações financeiras no Brasil. 

Diferenças entre DREX e Pix

Por mais que ambos possuam o mesmo objetivo, é preciso destacar que o DREX e o Pix não são a mesma coisa. Dessa maneira, você precisa conhecer as diferenças entre ambos. 

As tecnologias do DREX e Pix podem até parecer, mas são muito diferentes. Os especialistas apontam que não há como substituir o outro, pois, na prática, eles funcionam de formas diferentes. 

Apesar de se tratarem de “primos”, o Pix e o DREX vão existir ao mesmo tempo. Vale lembrar que o Pix é um tipo de transação, que possui como principal característica ser instantânea. 

O PIX entra na mesma categoria que DOC ou TED, por exemplo. Todos são formas de transferir valores em dinheiro e não o dinheiro em si, independente da plataforma que você utilizar. 

Já o DREX é uma moeda digital, ou seja, uma forma de pagamento, que poderá se beneficiar dos tipos de transação. Atualmente, quando uma pessoa faz um PIx, ela envia o valor em Real. Com o lançamento da nova moeda digital brasileira, será possível fazer Pix em DREX também. 

O impacto do DREX no mercado financeiro deve ser ainda maior que o do Pix. Isso acontecerá pois a moeda digital vai trazer uma nova profundidade para a operação de finanças no Brasil, tanto para as pessoas quanto para as empresas. 

Através do site do Banco Central, você poderá acompanhar as principais cotações de moedas digitais do mundo, inclusive do DREX, quando seu lançamento acontecer. 

Principais dúvidas sobre como funciona o DREX

Como toda novidade, é natural que existam diversas dúvidas sobre o funcionamento da moeda digital brasileira. Desse modo, vamos te ajudar a entender alguns pontos que podem gerar questionamentos. 

Primeiramente, uma dúvida que surgiu com o anúncio do DREX é se o mesmo acabaria com o dinheiro físico no Brasil. A resposta é não, a moeda digital vai complementar o sistema financeiro e deixar o dia a dia dos brasileiros mais prático. 

Será possível transformar seu dinheiro fixo em virtual, assim como o contrário. Sendo assim, o Real e o DREX devem “conversar” entre si para que a vida financeira dos brasileiros fique mais simples e ágil. 

Outro questionamento relevante é quanto à segurança de uma moeda digital com uso tão amplo. O BC adianta que um dos principais propósitos da criação da nova moeda é justamente aumentar a segurança. 

A instituição brasileira destaca que, apesar de ainda estar na fase de testes, o DREX se mostra uma alternativa segura e que alcança níveis de privacidade e proteção no mesmo nível de transações do sistema bancário e das formas seguras de investir dinheiro

Com relação ao custo das transações, o Banco Central afirma que o Governo Federal não irá cobrar taxas para transações com a moeda digital, assim como acontece com o real.

Contudo, vale destacar que cabe às instituições financeiras estipularem possíveis taxas de serviço ou tarifas com base em seus próprios critérios. Portanto, o DREX funcionará como dinheiro em espécie neste aspecto também. 

Conclusão sobre como funciona o DREX

O DREX é a mais nova das inovações do mercado financeiro brasileiro que prometem impactar a vida dos brasileiros. Apesar de estar em fase de testes, seu lançamento está cada vez mais próximo. 

Sendo uma moeda digital, o DREX não vai substituir o Real e muito menos o Pix. Dessa forma, o mercado financeiro brasileiro ficará mais profundo e as pessoas terão maior praticidade na hora de fazer pagamentos. 

Além disso, o DREX será uma alternativa segura e você poderá transformá-lo em real e vice-versa. A forma de armazenamento dessa moeda digital serão as carteiras digitais. 

Entender como funciona o DREX permitirá que você utilize essa moeda de maneira vantajosa em sua vida financeira após seu lançamento. Assim, fique atento para quando o DREX começar a operar!