Afinal, como ganhar dinheiro sendo motorista particular? Essa é uma profissão que pode trazer uma boa remuneração.
Como ganhar dinheiro sendo motorista particular? Atuar nessa profissão é uma possibilidade cada vez mais viável dentro do mercado de trabalho.
Para descobrir como ganhar dinheiro sendo motorista particular, continue a leitura deste artigo.
Como ganhar dinheiro sendo motorista particular?
A princípio, trabalhar sendo motorista particular pode se tornar a profissão de diversas pessoas.
Além disso, as habilidades profissionais exigidas para se tornar um motorista particular são simples e atingíveis.
Há ainda algumas vantagens obtidas ao se tornar um motorista particular, que variam desde a flexibilidade de horários a uma boa remuneração mensal.
Existem diversas maneiras de como ganhar dinheiro dirigindo, e ser um motorista particular é uma delas.
Todavia, dentro dessa carreira profissional existem algumas opções de atuação.
Afinal, o que fazem os motoristas particulares?
Antes de tudo, motoristas particulares são profissionais habilitados para conduzir veículos automotores de porte variado.
Dito isso, seu trabalho pode ser regido por leis trabalhistas diferentes, já que podem atuar como empregados domésticos, motorista de celebridades, fazendo serviços no âmbito familiar, ou trabalhando em uma empresa.
Dessa forma, sua função é transportar pessoas, documentos, diversos tipos de materiais e cargas.
Além disso, dentro das organizações os motoristas particulares podem transportar clientes, funcionários e até mesmo pessoas que fretam os veículos.
Todavia, o principal requisito desejado para trabalhar como motorista particular é obter a carteira de habilitação, também conhecida como CNH.
No Brasil, a classificação do documento é um fator determinante para uma atuação específica.
Para trabalhar com veículos de pequeno porte, por exemplo, é necessário ter a licença da categoria B.
Entretanto, para conduzir veículos maiores, como vans ou ônibus, por exemplo, é necessário obter a carteira de categoria D.
Além disso, normalmente é exigido que esses profissionais tenham o ensino fundamental completo ou médio.
Porém, para se destacar no mercado de trabalho é interessante concluir sua qualificação com formações que lhe ajudem a aprimorar suas competências como profissional.
Diferente dos motoristas de aplicativo, como Uber, por exemplo, os motoristas particulares trabalham diretamente para uma pessoa ou empresa, além disso, existem outras maneiras de ganhar dinheiro dirigindo.
Quanto em média ganha um motorista particular no Brasil?
A princípio, nos dias atuais a remuneração mensal de um motorista particular pode variar entre R$ 1.400 e R$ 3.000.
Quais as áreas de atuação de um motorista particular?
É comum associar a função de motorista particular àquele profissional que trabalha para uma família, também popularmente conhecido como chofer.
Entretanto, esses profissionais também podem trabalhar para empresas, atuando de diversas maneiras.
Confira abaixo algumas opções de como ganhar dinheiro sendo motorista particular:
Motorista corporativo – Como ganhar dinheiro sendo motorista particular
A princípio, os motoristas corporativos atuam como motoristas particulares dentro das empresas corporativas, e geralmente atuam diretamente com gestores e outras pessoas influentes.
Dessa forma, as normas que regem seu trabalho vão desde imposições em sua vestimenta, cumprimento de horário entre outras regras na comunicação.
Além disso, as obrigações laborais costumam ser transporte de pessoas, responsabilizando-se pelo combustível do veículo, assim como por sua limpeza e manutenção.
Todavia, entre suas qualidades valorizadas estão a discrição, cordialidade e cortesia.
A honestidade, confiança e responsabilidade, são, portanto, características essenciais desses profissionais, afinal, eles trabalham de forma direta com as pessoas.
Motorista de empresa de fretados – Como ganhar dinheiro sendo motorista particular
Outra possibilidade de atuação para os motoristas particulares é trabalhar para uma empresa que disponibiliza veículos para fretamento.
Dessa forma, esse serviço normalmente é requisitado para levar passageiros a passeios, em longas viagens ou até para transportar funcionários de outras empresas.
Além disso, motoristas que fazem esse trabalho estão constantemente lidando com diferentes tipos de pessoas, sendo necessário dispor de habilidades como simpatia e paciência.
Todavia, geralmente esses profissionais dirigem veículos maiores, como vans ou ônibus.
Portanto, neste caso é necessário obter uma CNH de categoria D, já que estão levando funcionários.
Quem trabalha nesse ramo pode lidar com dois tipos de transporte fretado, o eventual e o contínuo.
O eventual, presta serviços levando os passageiros para eventos pontuais como passeios turísticos, culturais ou religiosos.
Entretanto, o contínuo é responsável por levar os colaboradores de uma empresa para o trabalho, por exemplo, fazendo a mesma rota diariamente.
Motorista de transporte escolar
A princípio, os motoristas de transporte escolar também precisam lidar com diferentes tipos de pessoas.
Devido a idade das pessoas que transporta, a responsabilidade do motorista é ainda maior, exigindo habilidades e cuidados especiais.
Todavia, entre as suas responsabilidades está a de organizar uma rota para conseguir comparecer na casa dos estudantes dentro do horário, garantindo a segurança na ida e volta.
Além disso, o profissional deve certificar-se de que o veículo está com a manutenção em dia, e controlar o combustível para que não ocorram incidentes durante a rota.
Motoristas domésticos
Segundo a lei, os indivíduos contratados como motoristas particulares no âmbito familiar, são considerados como empregados domésticos, usufruindo de seus direitos e benefícios detalhados na lei complementar 150/15.
Todavia, essa legislação engloba os diversos funcionários que são contratados por pessoa física, para atuar em residências ou para famílias.
Para se destacar como um bom profissional, o motorista particular deve obter uma boa apresentação, estando sempre com as vestimentas adequadas e limpas.
A lei do motorista e a lei sobre jornada de trabalho
Antes de tudo, conforme a lei 13.103/2015, a jornada de trabalho de um motorista profissional, é de até oito horas por dia.
Além disso, horas extras permitidas são duas horas que podem chegar até o máximo de quatro horas, dessa forma, se for com um acordo profissional.
Dessa forma, o próprio motorista é responsável por definir e gerir horas de trabalho, horário de almoço e descanso.
Sendo obrigatório seguir algumas regras, como não dirigir mais do que cinco horas seguidas, realizar um descanso de ao menos trinta minutos sempre que atingir cinco horas trabalhadas.
Todavia, após vinte e quatro horas trabalhadas, o motorista tem direito garantido pela lei de onze horas de descanso.
Dessa maneira, sendo obrigatória que oito dessas doze horas sejam sem pausas.
Conclusão
Existem diversas formas de como ganhar dinheiro sendo motorista particular, durante este artigo listamos algumas opções para você.
Além disso, existem outras maneiras de ganhar dinheiro dirigindo, como aplicativos de carro ou fazendo frete, por exemplo.
Por fim, ganhar dinheiro como motorista particular pode ser lucrativo para quem se encaixa dentro dos requisitos necessários.