Para quem trabalha com marketing digital, saber como trabalhar com marketing de afiliado pode ser uma ótima opção.
Além disso, saber como trabalhar com marketing de afiliado pode abrir as portas para muitos profissionais.
Quer saber como trabalhar com marketing de afiliado? Então continue a leitura deste artigo para descobrir tudo o que precisa.
Aprenda como trabalhar com marketing de afiliado
Antes de tudo, para os profissionais que trabalham na área de marketing digital provavelmente já ouviu falar de marketing de afiliado.
Entretanto, poucos ainda sabem de fato o significado de marketing de afiliado, e o que é possível fazer com isso na prática.
Todavia, embora esse seja um mercado que cresceu muito no Brasil nos últimos cinco anos, continua sendo um mercado pequeno comparado com outros nichos.
Como agências de marketing, produtores de conteúdos ou serviços freelancers, por exemplo.
Ainda assim, as previsões apontam que o mercado de afiliados continue se expandindo a um ritmo acelerado durante os próximos anos.
Além disso, o mercado de afiliados, é na verdade, uma oportunidade tremenda para ganhar dinheiro na internet, e continuará sendo durante muitos anos, além de ser uma excelente opção de fazer uma renda extra.
Entretanto, e assim como acontece em outros mercados, existem profissionais que fazem as coisas do jeito correto, e profissionais que fazem as coisas do jeito errado.
Dessa forma, você precisará entender primeiro como tudo isso funciona, e quais são suas possibilidades disponíveis, de modo a tentar extrair o máximo potencial de seus projetos.
Outro ponto importante é que o marketing de afiliados não tem nenhuma ligação com o marketing multinível, são dois mercados totalmente diferentes.
O que é marketing de afiliado?
A princípio, marketing de afiliados é uma forma de você gerar rendimentos através de um trabalho de partilha, ou seja, por recomendação e promoção de produtos, ou empresas.
Dessa forma, basicamente, quando você ajuda uma outra empresa a conseguir vender um produto, recebe uma comissão por esse trabalho.
Sendo assim, existem várias formas de comissionamento, porém o conceito é semelhante em todas elas, ou seja, você promete algo em troca de uma fatia do valor gerado por essa venda.
Além disso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o marketing de afiliados não é algo novo.
Há centenas de anos que pessoas trabalham em modelos de comissão semelhantes, e os chamados comissionistas também existem há centenas de anos.
Um bom exemplo desse tipo de trabalho seriam os corretores imobiliários, eles divulgam imóveis dentro e fora da internet, sendo assim, recebendo uma comissão em cima daquele imóvel.
Todavia, na internet esse modelo de comissão realizado entre as vendas é conhecido como marketing de afiliados.
O início de tudo
Dessa maneira, o primeiro programa de afiliados na internet foi criado em 1996 pela Amazon, e era chamado de Amazon Associates.
Além disso, o programa continua existindo atualmente, e foi um dos principais propulsores para o atual crescimento da Amazon, uma vez que milhares de afiliados promoviam os produtos da empresa, recebendo uma fatia sobre as vendas.
Ainda assim, caso não gerassem vendas, a Amazon também não estaria investindo dinheiro com essa publicidade, uma vez que ela pagaria uma comissão somente por vendas realizadas.
Dito isso, o mercado de afiliados é extremamente amplo e pode ser utilizado de acordo com a sua imaginação.
Existem programas de afiliados e ofertas para promover em praticamente todas as áreas de negócio possíveis de trabalhar via internet.
Sendo assim, isto significa que, por meio da internet, você pode promover ofertas de outras pessoas e empresas em seus sites e blogs.
Além de usar isso como uma maneira de rentabilizar os seus conteúdos e tráfegos.
Essas são algumas maneiras de como trabalhar com marketing de afiliado nos dias atuais.
Confira as vantagens de trabalhar com marketing de afiliados
A princípio, existem inúmeras vantagens de como trabalhar com marketing de afiliado, entretanto, o principal é que você não precisa se preocupar em criar um produto para vender na internet.
Afinal, alguém já criou esse produto e você pode se tornar um afiliado dele, promovendo-o por meio de links para esse mesmo produto.
Dessa maneira, a partir desse momento sua responsabilidade termina, ou seja, nesse caso com o marketing de afiliados, sua responsabilidade é menor do que no marketing digital, por exemplo.
Sendo assim, o produtor ou dono do produto passa a ser a pessoa responsável por criar a mercadoria para o comprador e manter esse cliente satisfeito.
Além disso, você receberá uma comissão por ter gerado essa venda, entretanto, não é responsável por mais nada.
Contudo, dentre as diversas vantagens de como trabalhar com marketing de afiliado, a mais interessante é o potencial de rentabilização desse mercado.
Existem produtos que pagam por comissões altíssimas, recorrentes por cliques, impressão ou vendas.
Além disso, existem também afiliados que trabalham na divulgação desses produtos através de plataformas de publicidade.
Enquanto isso, outros aproveitam os programas de afiliados como forma de rentabilizar o tráfego dos seus sites e blogs, além disso, ambos os modelos são perfeitamente viáveis e geram resultados.
Dessa forma, o bom do marketing de afiliados é que você não precisa se preocupar com a criação de nada.
Todavia, caso você pretenda, é possível ganhar muito dinheiro trabalhando nesse mercado, promovendo ofertas de produtos sem precisar criar nada.
Existem diversos afiliados lucrando muito e a única coisa que fazem é anunciar no facebook, google AdWords e native ads.
Entretanto, há também quem prefira utilizar estratégias mais avançadas, como comprar tráfego para promover programas de afiliados.
Os modelos de comissão em marketing de afiliados
Antes de tudo, no mercado de marketing de afiliados, existem diferentes modelos de comissão, de acordo com o objetivo de marketing da empresa ou produtor.
Além disso, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, existem programas de afiliados não apenas para produtos físicos ou digitais, mas também para ações e contatos.
Confira abaixo os modelos de comissão disponíveis em marketing de afiliados:
- CPC (custo por clique)
- CPM (custo por mil impressões)
- CPA (custo por ação)
- CPV (custo por venda)
- CPL (custo por lead)
- CPI (custo por instalação)
- RVS (revenue share ou partilha de receita)
Conclusão
O marketing de afiliados é uma maneira de ganhar dinheiro online que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado.
Dessa forma, os profissionais que buscam trabalhar e se aprimorar nessa profissão tendem a receber uma boa remuneração em troca.
Outro ponto positivo do marketing de afiliados é que o profissional não precisa se preocupar em criar nada, pois essa nesse caso não é a sua função.