Os consumidores do TikTok estão crescendo cada vez mais, isso por conta da viralização dessa plataforma digital.
Você sabia que o Brasil é o segundo país que mais possui consumidores do TikTok?
Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre essa plataforma digital que é um sucesso, e os consumidores do TikTok.
Consumidores do TikTok no Brasil em 2022
O Brasil possui mais de 74 milhões de consumidores do TikTok ativos no Brasil no ano de 2022, de acordo com um levantamento feito no mês de janeiro.
A febre do TikTok no Brasil está fazendo com que as marcas busquem a rede social para se aproximar dos clientes.
O tik tok é a terceira rede social mais acessada no planeta, o que é muito positivo já que essa é a rede social mais nova.
Além disso, a rede social já passou da marca de um bilhão de usuários ativos no mundo todo.
Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 82% dos usuários abrem o TikTok ao menos uma vez por dia.
Afinal, mesmo que você nunca tenha baixado o aplicativo, provavelmente já se deparou com algum vídeo produzido pela plataforma em alguma outra rede social.
A plataforma chegou no Brasil no ano de 2018, e logo em 2019 abriu um escritório da marca na cidade de São Paulo.
Entretanto, foi durante o ano de 2022 que a rede viralizou no país e consolidou o sucesso que é hoje, além disso, o TikTok é uma opção de aplicativo para ganhar dinheiro.
Por ser uma plataforma dinâmica e simples, ela abriu as portas para que muitas pessoas pudessem começar a produzir vídeos curtos e viralizarem com rapidez.
O algoritmo do TikTok funciona de uma maneira diferente do instagram, ou facebook, por exemplo.
Ou seja, esse algoritmo colabora para que esses vídeos sejam vistos por mais pessoas, consequentemente viralizando na rede social.
Além disso, recentemente o TikTok Now chegou ao Brasil, dessa forma, intensificando ainda mais a quantidade de usuários do aplicativo, e a quantidade de tempo que eles ficam conectados.
Afinal, qual é o perfil dos usuários do tik tok e como eles se comportam?
Você é uma daquelas pessoas que disse que jamais usaria o TikTok e hoje não larga ele por nada?
Segundo uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, 60% dos entrevistados por eles eram resistentes quanto ao TikTok, e hoje se tornaram usuários fiéis.
Além disso, os usuários são bastante fiéis a rede social, 82% dos usuários acessam a plataforma diariamente, ao menos uma vez por dia.
39% afirmaram que acessam a plataforma várias vezes ao dia, enquanto 12% deixam o app o dia todo aberto.
Para comparar o crescimento da plataforma, na primeira vez que a pesquisa foi realizada, apenas 6% dos usuários deixaram o app aberto durante todo o dia.
Entretanto, não são todos os usuários que utilizam a plataforma para publicar vídeos, uma grande parte dos usuários prefere assistir aos conteúdos de outras pessoas.
Sendo assim, 21% dos usuários postam ao menos uma vez por dia, enquanto apenas 10% postam várias vezes por dia.
Entretanto, 29% postam raramente, e 28% nunca postam nenhum conteúdo dentro do TikTok.
Com base nesses números é possível notar que muitas pessoas preferem apenas acessar conteúdos, do que gravar os próprios vídeos.
Porém, também houve um crescimento na quantidade de usuários que produzem conteúdos dentro do tik tok.
Durante o ano de 2021 a proporção de pessoas que postavam conteúdos ao menos uma vez ao dia, era de apenas 13%.
O isolamento social foi um grande divisor de águas para TikTok, durante o ano de 2020 o aplicativo se consolidou um sucesso no Brasil.
72% dos usuários entrevistados afirmaram que passaram a utilizar a rede social durante a pandemia.
Ou seja, o crescimento gigantesco do TikTok durante os últimos anos está ligado diretamente à pandemia, já que o aplicativo se tornou um entretenimento nesse contexto.
Hábitos e preferências dos usuários – Consumidores do TikTok
A pergunta que não quer calar, o que as pessoas tanto fazem dentro do aplicativo?
Ainda de acordo com a pesquisa, 64% dos usuários gostam de ver vídeos de humor dentro da plataforma.
Afinal, quem é que não gosta de rir um pouco durante o dia? E dentro do aplicativo é possível encontrar muitos vídeos engraçados!
Além disso, 57% dos usuários possuem o costume de acompanhar os vídeos de quem eles seguem, e 53% acompanham o conteúdo de pessoas conhecidas.
Entretanto, outro dado muito interessante é que 42% dos usuários gostam de utilizar o tik tok para ter acesso a conteúdos de marcas e empresas que elas gostam.
Ou seja, além de tudo a rede social é uma ótima opção para as marcas divulgarem os seus produtos e serviços.
Dito isso, utilizar as redes sociais para fazer marketing é uma atitude muito inteligente das marcas nos dias atuais.
Além disso, essa é uma ótima oportunidade para as marcas atraírem mais clientes postando conteúdos criativos no tik tok.
66% dos consumidores do TikTok usam a plataforma como uma maneira de se distrair no meio da rotina do dia a dia.
Dentre as categorias presentes dentro do aplicativo, 65% seguem perfis de humor, 46% dos perfis seguem conteúdos de música, 42% seguem perfis de viagem e turismo.
Além disso, 41% dos seguem perfis voltados à gastronomia, saúde, fitness, beleza e etc.
As marcas, empresas e influenciadores dentro do TikTok
As marcas vem marcando cada vez mais presença dentro das redes sociais, e assim como no instagram, youtube e facebook, o TikTok tem sido local para divulgação das marcas.
Afinal, hoje as redes sociais se tornaram a melhor forma de uma marca ou empresa divulgar seus produtos ou serviços, além de poder alcançar um público maior.
Além disso, a pesquisa ainda afirmou que os usuários têm visto a presença das marcas nas redes sociais como algo positivo.
56% dos consumidores do TikTok seguem alguma marca ou empresa no aplicativo, e 65% acreditam que essa é uma maneira de aproximar os clientes das empresas.
Juntamente com isso, 70% seguem influenciadores digitais dentro do aplicativo.
Dessa maneira é possível notar que é uma ótima opção para as empresas e influenciadores estarem dentro dessa rede social.
Conclusão
Com base nos dados e informações deste artigo, é possível notar que os consumidores do TikTok são fiéis ao aplicativo.
O TikTok é uma rede social que vem crescendo no mundo todo, cada vez conquistando mais usuários que são fiéis à plataforma.
Ou seja, o TikTok é uma excelente opção para marcas e empresas divulgarem os seus trabalhos, afinal, estar por dentro da modernidade é essencial.