Sem dúvidas, o inverno no Brasil e no mundo é a estação mais fria e que divide opiniões, contudo, existem curiosidades sobre o inverno que podem acabar te surpreendendo.
Para quem não sabe, uma das curiosidades sobre o inverno no Brasil é que ele começa no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro, quando se inicia a primavera.
Para ficar por dentro de mais curiosidades sobre o inverno e o mundo, não deixe de acompanhar a leitura deste artigo até o fim.
Afinal, o que é inverno? – Curiosidades sobre o inverno
Em primeiro lugar, como todo mundo já sabe, o inverno é a mais fria das quatro estações do ano.
Dessa forma, essa estação é caracterizada pela baixa temperatura e ocorrência em noites mais longas e dias mais curtos.
O significado desse termo está diretamente ligado a ocorrência de um tempo mais frio.
As características dessa estação do ano estão atreladas a uma variação da insolação que atinge a superfície terrestre.
Se tornando o período invernal que é mercado pela diminuição das temperaturas.
O solstício do inverno é um fenômeno astronômico marcado pela chegada do inverno em diferentes hemisférios do globo.
De forma geral, cada hemisfério devido às suas condições climáticas possuem elementos distintos responsáveis por caracterizar o inverno.
Sendo assim, no hemisfério norte, marcado pelo clima temperado, o inverno tende a ser mais rigoroso, tornando- se recorrente a ocorrência de temperaturas mais negativas e neve.
Já no hemisfério Sul, onde quem domina é o clima tropical, o inverno possui temperaturas menores e o tempo mais seco.
No Brasil, o inverno é uma estação na qual acontece uma queda pontual das temperaturas, assim como a diminuição do volume das chuvas e da umidade relatada no ar.
Além disso, o inverno possui uma importância fundamental nos quesitos climáticos e ambientais no Brasil.
No Brasil, o turismo de inverno é uma indispensável atividade econômica, principalmente nas regiões serranas do país.
Significado da palavra inverno
A palavra inverno possui origem no termo hibernum, palavra em latim que significa tempo frio, invernal e chuvoso, sem dúvidas, essa também é uma curiosidade sobre o frio.
Dessa forma, seu significado está diretamente ligado a principal característica do inverno, que se trata da queda de temperatura.
Ademais, esse termo também está ligado à palavra hibernação, um mecanismo adotado por alguns animais como uma forma de se adaptar ao frio.
Características exclusivas do inverno
Como falamos anteriormente, o inverno é uma das quatro estações do ano.
Sendo assim, essa estação vem logo após o outono, antecedendo a primavera.
Sua ocorrência, assim como nas outras estações do ano, está ligada ao movimento de translação da terra, como também na inclinação do eixo terrestre.
Afinal, esses são fatores que possibilitam a variação da chegada de novos raios solares à superfície do planeta.
De forma geral, a principal característica do inverno, sem dúvidas, é a queda de temperatura, que ocorre em proporções diferentes.
A diminuição das médias mensais de temperatura nessa estação é notável em todos os tipos de clima, dessa forma, se tornando mais fortes nas zonas temperadas e polares no globo.
Essa característica ocorre em razão na diminuição da isolação, ou seja, na chegada dos raios solares à superfície terrestre durante o inverno.
Além disso, pelo mesmo motivo o inverno acaba apresentando noites mais longas e dias mais curtos.
O inverno não acontece de forma simultânea nos dois hemisférios existentes no globo.
Dessa maneira, apesar das características gerais do inverno, cada um deles apresenta elementos próprios referentes a essa estação.
Em especial, devido a sua localização geográfica e à influência de alguns elementos como a latitude.
O modelo climático de cada região também acaba influenciando na caracterização do período de inverno.
Hemisfério Norte – Curiosidades sobre o inverno
A princípio, o inverno no hemisfério Norte acontece entre os hemisférios 22 de dezembro e 20 de março.
Dessa maneira, neste hemisfério, o chamado inverno boreal possui características únicas em razão dos tipos climáticos, que acontecem na maior parte em países situados dentro dessa porção do planeta.
A maior parte das terras dessa região possuem um clima mais temperado.
Assim, são zonas geográficas marcadas por uma divisão bem definida dentre as quatro estações do ano, ganhando destaque o inverno como a estação mais fria do ano.
No hemisfério Norte, o inverno em geral é marcado por uma forte atuação de massas de ar polares.
Elas contribuem para uma queda brusca da temperatura, como também pelo aumento da umidade e das chuvas.
O inverno consegue ser ainda mais rigoroso em territórios mais setentrionais do globo.
Como por exemplo no Canadá, Rússia ou norte da Europa, onde as temperaturas negativas predominam, além da alta precipitação de neve.
Hemisfério sul
Já o inverno no hemisfério sul acontece durante 21 de junho e 23 de setembro.
Além disso, o inverno austral, típico de países pertencentes ao hemisfério Sul, é caracterizado pela baixa temperatura e umidade.
Entretanto, a queda dos registros de temperatura não é tanta comparada ao hemisfério Norte.
Além disso, a maior parte das terras incluídas no Hemisfério Sul estão localizadas em zonas de clima tropical, que contém duas estações definidas, uma amena e seca e outra quente e úmida.
O inverno é considerado o período mais ameno e seco dessas regiões, isso por conta dos valores de temperatura e umidade, isso comparadas com as outras estações do ano.
Em exceção estão os países que se encontram localizados em latitudes mais altas, como por exemplo, Argentina e Chile.
Que por influência das zonas polares e temperadas, acabam tendo um inverno mais rigoroso, marcado por temperaturas negativas e pela precipitação da neve.
Inverno no Brasil
Primeiramente, o inverno no Brasil por conta dos aspectos climáticos da estação, possui como elemento principal a queda dos valores médios de temperatura.
A parte maior do território Brasileiro está localizada em uma zona de clima tropical.
Com duas estações definidas, dessa forma, o inverno é marcado pela temperatura mais curta, comparada com outras estações do ano.
O inverno no Brasil também é marcado por ser um período mais seco, isso por conta da diminuição do processo de evaporação, consequência da formação das chuvas.
Dessa maneira, o inverno no Brasil é caracterizado principalmente pelos baixos índices de umidade.
As geadas e nevoeiros também são bastante comuns durante o inverno, principalmente em estados localizados na parte sul do país.
Enquanto isso, os estados das regiões Centro-Oeste e Sudoeste do Brasil sentem mais com as mudanças derivadas do inverno.
Isso por causa da sua localização, que fica em uma parte mais meridional no território brasileiro.
Contudo, as regiões Norte e Nordeste do Brasil sentem uma mudança menos perceptível.
Isso porque seus estados estão localizados mais próximos da linha do equador, marcado pelo centro da zona tropical do globo.
A região Sul do Brasil possui características diferentes das outras, já que se encontra em uma zona de transição no meio das zonas climáticas temperada e tropical.
Sendo assim, os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se encontram abaixo do Trópico de Capricórnio, uma linha imaginária que marca a zona temperada terrestre.
Solstício de inverno – Curiosidades sobre o frio
Outra curiosidade sobre o inverno é a ocorrência de dois fenômenos astronômicos, o solstício e o equinócio, que acontecem em diferentes datas ao decorrer do ano.
A princípio, o equinócio dá origem às estações outono e primavera, enquanto o solstício é indicado pela entrada do verão e do inverno.
Sendo assim, o solstício de inverno é marcado pela chegada da estação nos diferentes hemisférios do globo.
Além disso, o solstício indica também indica a inclinação dos raios solares no limite máximo da superfície esférica terrestre.
Assim, seja ao norte ou ao sul do planeta, tendo como sua base a linha do equador.
Dessa maneira, quando os raios solares atingem o Trópico de Capricórnio, possui origem no inverno do Hemisfério Sul, por conta do solstício de inverno no Hemisfério.
Quando os raios solares chegam de maneira perpendicular ao Trópico de Câncer, se inicia o inverno no Hemisfério Norte.
Assim, com o solstício de inverno para o hemisfério, além disso, as datas dos solstícios de inverno nos hemisférios são:
- Hemisfério Sul: Solstício de inverno – 21 de Junho
- Hemisfério Norte: Solstício de Inverno – 21 de Dezembro
Importância do inverno
A importância do inverno está diretamente ligada às dinâmicas ambientais e climáticas do planeta.
A estação inverno é marcada por um período de transição, pelo qual diferentes condições de temperatura buscam adaptações para os diferentes tipos de animais no planeta.
Sendo assim, os animais, por exemplo, usam de estratégias como a hibernação ou migração para se proteger das quedas de temperaturas.
No caso das plantas, as que pertencem ao clima temperado, acabam perdendo suas folhas e passando por um processo de renovação vegetal.
O inverno também é fundamental para determinadas culturas agrícolas, como por exemplo, a fruticultura de espécies como uva, maçã e ameixa.
Essas são frutas de zonas temperadas que precisam de condições mais frias ao longo do ano para conseguirem se desenvolver e frutificar.
O mesmo acaba acontecendo com algumas lavouras, como a cevada e o trigo, típicas do tempo mais frio.
Já dentro das zonas tropicais, o inverno no campo é o momento ideal para fortalecer o solo e aumentar a irrigação, por meio da diminuição dos volumes de chuva.
O inverno possui uma importância econômica grande por conta do turismo de inverno, em algumas viagens pelo Brasil.
Esse modelo de turismo é um ramo fundamental do setor de serviços, principalmente em regiões da Serra Gaúcha, Catarinense e na Serra da Mantiqueira.
Em cidades como Campos do Jordão (SP) e Gramado (RS), o turismo durante a época de inverno é muito forte.
Isso por conta das condições climáticas que ocorrem nessa estação, que são mais perceptíveis nas regiões serranas brasileiras.
A chegada da estação significa o aumento de renda para hotéis e pousadas, restaurantes, parques, entre outros centros de lazer desses lugares.
7 Curiosidades sobre o inverno
1- A noite mais longa do ano
A princípio, o dia do solstício do inverno é considerado a noite mais longa do ano.
Neste caso, as noites são prolongadas por mais de 14 horas, enquanto o período de luz solar tem um pouco mais de 9 horas.
Além disso, por mais estranho que pareça, o dia mais curto do ano não é aquele que o sol nasce mais tarde, nem o dia que se põe mais cedo.
Isso ocorre porque a órbita da terra é uma elipse, além disso, o eixo dessa elipse não está ligado com a inclinação do eixo terrestre que define as estações do ano.
2- A noite mais próxima do sol – Curiosidades sobre o inverno
No primeiro dia do inverno, o Polo Norte se encontra mais próximo do sol do que o Polo Sul.
Assim, visto da terra ao meio-dia, o sol se encontra no Trópico de Capricórnio, em uma posição mais ao sul do que pode assumir.
Dessa maneira, é aqui que se reúnem as circunstâncias responsáveis por dar origem ao início do inverno no Hemisfério Norte.
Ele acontece quando a terra em seu movimento elíptico à volta ao sol, se encontra o máximo possível mais próximo dele.
O ponto de mais proximidade se chama periélio, e ocorre no dia 3 de janeiro.
Nesse dia, o planeta estará a aproximadamente 147 milhões de quilómetros do sol.
Ou seja, cerca de menos de 5 milhões de quilômetros de distância, comparado ao verão do Hemisfério Norte.
3- Meses da noite polar – Curiosidades sobre o inverno
O início do inverno também é marcado pelo ponto médio dos meses de noite polar.
No dia 22 de setembro, o Polo Norte fica mergulhado em uma noite que só termina em três meses, quando se inicia a primavera.
4- O frio pode matar pessoas e animais
A morte pode acontecer no frio por conta da hipotermia, que se dá quando existe uma exposição prolongada do frio.
Como por exemplo, quando neva ou uma pessoa mergulha em uma água muito fria.
Esse problema tende a acontecer quando a temperatura do corpo fica abaixo de 35 ºC, e pode se tornar fatal para pessoas e animais que atingem temperaturas menores que 27 ºC.
5- Em dias frios é normal sentir mais dores – Curiosidades sobre o inverno no Brasil
A baixa pressão que acontece no tempo frio acaba causando a diminuição da produção de adrenalina e cortisona, hormônios que ajudam no controle da dor.
Outra teoria diz que as terminações nervosas ficam alteradas por conta das mudanças de pressão, aumentando a sensação de dor.
Além disso, a baixa temperatura também pode estar ligada à contratação de músculos que ficam mais próximos de articulações e nervos, causando o aumento da dor.
6- Frio da dor de cabeça
O frio estimula dois tipos de dores de cabeça, dessa forma, em uma delas o nervo trigêmeo, responsável por causar sensações no rosto, pescoço e garganta é estimulado pelo frio.
Dessa forma, acaba causando uma breve dor aguda na região da cabeça.
A outra é causada também por conta do frio, nela os vasos sanguíneos tendem a se contrair, o que acaba levando a redução do oxigênio na cabeça, e uma dor principalmente ao fim do dia.
7- No inverno ficamos mais tristes – Curiosidades sobre o frio
Isso ocorre por causa do excesso da produção de melatonina, além disso, estudos indicam que esse hormônio está relacionado a depressão.
Por conta dos dias serem mais curtos, também passamos a produzir menos serotonina, um dos hormônios da alegria, produzido pela luz do dia.
Lugares para visitar no inverno no Brasil
Gramado – Rio Grande do Sul
Essa pequena cidade da serra gaúcha é conhecida como o principal destino de inverno no Brasil.
Gramado é uma cidade muito famosa entre grande parte dos viajantes, e realmente surpreende por sua incrível estrutura e variedade de atividades.
Além de uma deliciosa gastronomia e diversidade de hotéis, pousadas e até mesmo chalés.
Esse é um destino brasileiro para ser visitado durante o ano todo, e que sempre atrai visitantes e turistas.
Contudo, no período de inverno a cidade fica ainda mais charmosa por conta da baixa temperatura.
Independente da idade ou do modelo de atividades que você mais goste, Gramado sempre é uma excelente opção de lugar no Brasil para curtir o frio.
Ouro Preto – Minas Gerais
Entre as ladeiras e as charmosas ruas de pedra com casarões coloniais, encontramos a charmosa cidade de Ouro Preto.
Um destino repleto de história, com lindas igrejas de grande valor cultural, além de uma excelente estrutura.
A cidade possui diversas ladeiras, uma linda arquitetura e uma excelente variedade de hotéis e restaurantes, com uma qualidade incrível.
Pirenópolis – Goiás – Curiosidades sobre o inverno
Conhecida apenas como “Piri” Pirenópolis é uma pequena cidade muito frequentada durante os finais de semana e feriados.
Além disso, a cidade possui uma excelente estrutura para quem deseja uma boa hospedagem.
Diversas pessoas que vivem em Brasília, vão até Piri quando desejam relaxar com um clima ameno.
Conclusão sobre o inverno no Brasil
Durante este artigo, você pode ter acesso a curiosidades sobre o inverno no Brasil.
Desde o seu início no dia 21 de Junho, e encerramento no dia 23 de Setembro, até como ele surge, como reage em cada região, entre outras informações interessantes.
Além disso, te demos algumas opções de lugares para conhecer no inverno, assim como a famosa Gramado.