É comum que muitas pessoas tenham dúvidas a respeito de débito ou crédito o que significa, qual a diferença, entre outras informações que causam dúvidas a respeito dos cartões.
Saber diferenciar as opções débito ou crédito o que significa, quais as diferenças e quando usar cada um é fundamental.
Sendo assim, se você deseja saber mais sobre débito ou crédito o que significa, quando usar e quais as diferenças, você está no local correto. Boa leitura!
Qual a diferença? – Débito ou crédito o que significa
Em primeiro lugar, a maior diferença entre o cartão de crédito e débito é que a primeira opção é uma modalidade de pagamento a prazo, enquanto o segundo se trata de pagamento à vista.
Dessa forma, quando o instrumento financeiro possui a opção crédito significa que você pode comprar hoje e pagar depois, dessa maneira, seja em pagamento único ou dividido em várias parcelas.
Já o pagamento em débito exige que o saldo esteja disponível no momento da compra, pois o dinheiro será descontado instantaneamente.
Para que o consumidor possa utilizar os instrumentos de crédito, ele precisa passar por uma análise de crédito.
Assim, esse processo é conduzido por instituições financeiras e empresas para avaliar o score do cliente, além de sua renda e histórico financeiro.
Sendo assim, a partir dessa análise, o consumidor consegue ter uma quantia de crédito liberada, assim, através de diversos produtos financeiros.
Como por exemplo: Os cartões de crédito, empréstimos e cheque especial.
Afinal, o que é cartão de crédito?
A princípio, o cartão de crédito é uma forma de pagamento que permite que o consumidor faça uma compra hoje e pague posteriormente.
Ou seja, assim você pode realizar suas compras parceladas e concentrar os seus gastos em uma única fatura:
Veja abaixo como funciona:
- Primeiramente, o cliente solicita o cartão de crédito, e passa por uma análise de crédito realizada pela instituição responsável.
- Em seguida, após a aprovação a empresa libera um limite de crédito específico para o consumidor, baseado em sua reputação e histórico financeiro.
- Assim que o consumidor receber seu cartão de crédito pode começar a fazer compras de forma física e online, dentro do limite estabelecido pela empresa.
- Com o cartão de crédito, o consumidor paga a fatura mensalmente de todos os gastos do cartão em uma única fatura, cuja a data de vencimento da fatura fica por escolha dele.
- Por fim, ainda existe a opção de pagar o valor mínimo ou parcial da sua fatura e assim entrar no rotativo do cartão de crédito, ou caso preferir, parcelar o valor se não conseguir pagar integralmente.
O que é cartão de débito? – Débito ou crédito o que significa
Em primeiro lugar, o cartão de débito é uma forma de pagamento que permite realizar compras debitando o valor diretamente pela conta bancária da pessoa.
Ele pode substituir o dinheiro em espécie e cheques em compras onlines e físicas.
Assim, esse é um cartão que funciona apenas para pagamentos à vista, desde que a conta bancária do consumidor tenha saldo suficiente para realizar a transação.
A única exceção acontece quando a pessoa possui cheque especial.
Dessa forma, contratando uma linha de crédito que possibilite continuar usando a função débito até um determinado limite.
Neste caso, quando o saldo acaba, o consumidor consegue utilizar o cheque especial, que funciona como um tipo de empréstimo, porém, tenha cuidado, pois os juros são altos.
Débito automático no cartão de crédito, o que é?
Agora que você já consegue diferenciar o cartão de débito do cartão de crédito, deve estar se questionando se tem como unir essas duas funções, certo?
Saiba que sim, é possível, isso ocorre no chamado “débito automático no cartão de crédito”
Essa modalidade é bastante utilizada em assinaturas e compras recorrentes por consumidores digitais ou físicos.
Dessa maneira, o consumidor consegue realizar uma compra de uma assinatura anual, e assim, pagar o valor em várias parcelas.
Sem precisar ocupar todo o limite do cartão de crédito com o valor total do contrato.
Quando usar o cartão de crédito e quando usar o débito?
De uma forma geral, é indicado que o cartão de crédito seja utilizado para compras mais caras que precisam ser parceladas.
Assim, você consegue ter acesso a itens mais caros e pode se programar para pagar em várias parcelas.
Contudo, a função débito deve ser priorizada em gastos do dia a dia e despesas fixas, assim, respeitando o valor do seu orçamento.
Entretanto, isso não é uma regra, pois algumas pessoas conseguem se organizar bem deixando todos os seus gastos na fatura do cartão de crédito, ao invés de utilizar o débito.
Isso é vantajoso quando existe algum programa de vantagens que permite juntar pontos e milhas, por exemplo.
O mais importante é evitar o endividamento excessivo com o cartão de crédito, dado que as compras parceladas podem acabar comprometendo seu orçamento futuro.
Dicas para organizar a vida financeira usando cartão de crédito e débito
- Tome muito cuidado com parcelas no cartão de crédito a longo prazo, fique atento para seu nome não ir para o Serasa ou SPC.
- Utilize alguma técnica de organização financeira, como a reserva financeira, por exemplo.
- Conheça sobre todas as opções de crédito disponíveis e verifique quais são as taxas de juros, encargos e tarifas antes de contratar qualquer empréstimo.
- Evite as linhas de crédito com juros mais altos, como o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial.
Conclusão
Agora que você sabe o que significa débito e crédito, fica mais fácil diferenciar essas duas funções.
Afinal, o cartão de crédito é um produto muito utilizado pela maioria das pessoas, já que ele acaba facilitando muitas compras, já o débito é menos utilizado por ser uma função de pagamento à vista.
É importante utilizar os cartões de forma consciente, para não acabar entrando em dívidas, afinal, uma compra descontrolada pode acabar comprometendo suas finanças.
Dessa forma, é importante analisar os prós e contras de cada função e definir qual é a mais vantajosa para você.