Diferença Entre Carreira e Profissão: O que é, Características e Mais!

Você sabe qual é a diferença entre carreira e profissão? É comum que esses termos sejam associados, afinal, eles se parecem um pouco.

Entretanto, existe diferença entre carreira e profissão, e é muito importante que estudantes, vestibulandos e todos tenham conhecimento sobre esses termos.

Pensando nisso, preparamos um artigo com informações sobre a diferença entre carreira e profissão para te ajudar a saber o que cada um significa, para isso se atente a leitura até o fim. Aproveite!

Diferença entre carreira e profissão aprenda a diferenciar os termos

Estude sobre uma área que você gosta antes de iniciar uma profissão - Diferença entre carreira e profissão
Estude sobre uma área que você gosta antes de iniciar uma profissão (Fonte: Pixabay)

É comum que a sociedade nos direcione a caminhos tradicionais que precisamos seguir:

Estudar, nos preparar para um vestibular, faculdade, conseguir um emprego e viver a possibilidade de conseguir seguir a carreira que sempre desejamos.

Entretanto, não é uma tarefa tão simples assim decidir qual caminho seguir, afinal, o que estudar? no que trabalhar? É comum essas dúvidas surgirem.

Para saber isso é muito importante que antes você saiba a diferença entre carreira e profissão.

Afinal, existem pessoas que trabalham porque precisam em uma profissão que muitas vezes elas não gostam, enquanto outras amam as profissões que possuem.

Outras se encontram na profissão e se sentem vivendo um sonho, seja ele cozinhar, ser um administrador ou um publicitário.

De qualquer maneira, saber qual é a diferença entre carreira e profissão pode nos fazer entender que o trabalho que executamos durante o dia a dia nem sempre é o sinônimo daquilo que somos.

Afinal, o que é carreira? – Diferença entre carreira e profissão

Em primeiro lugar, é importante dizer que cada indivíduo pode ter mais de uma carreira no decorrer da sua vida.

Durante todo esse período que costuma acontecer desde a vida acadêmica até a aposentadoria, as pessoas podem trabalhar em diferentes empregos.

Sendo assim, uma carreira é feita com diferentes cargos em diferentes lugares.

Ou seja, durante sua vida você pode ganhar dinheiro produzindo conteúdo ou sendo motorista particular, por exemplo.

Além disso, a crise na economia é um bom exemplo dos vários fatores que influenciam nas mudanças em uma trajetória profissional, além de abranger todas as experiências dos trabalhadores.

Conheça as diferenças entre os tipos de carreira

É comum que quando as pessoas pensem em uma carreira, logo já relacionam ao seu âmbito profissional, assim, considerando as expectativas de um indivíduo dentro do mercado de trabalho.

Entretanto, existem outros tipos de carreira, como por exemplo a acadêmica.

A carreira acadêmica, por exemplo, é sobre as vivências de um estudante em sua graduação, incluindo a participação em congressos, ou projetos de extensão e de iniciação científica.

Assim, podemos interpretar esses tipos de carreira de uma maneira contínua, entretanto, às vezes elas ocorrem de forma simultânea.

 O estudante assim que se forma utiliza as experiências adquiridas na instituição superior para conseguir trabalhar em uma empresa.

O que significa ter sucesso em uma carreira?

Lembre-se que para manter uma carreira de sucesso é necessário dar um passo de cada vez - Diferença entre carreira e profissão
Lembre-se que para manter uma carreira de sucesso é necessário dar um passo de cada vez (Fonte: Pixabay)

Muitas pessoas acreditam que conseguir sucesso na carreira é necessariamente conseguir atingir um cargo de liderança.

Entretanto, isso não é uma verdade, afinal, nem todo profissional se sente realizado executando as tarefas da profissão que escolheu, e muitas vezes opta por mudar.

Assim, é possível conseguir sucesso na carreira sem estar exercendo altos cargos.

O que é profissão? – Diferença entre carreira e profissão

O termo profissão está relacionado a cargos ou funções específicas exercidas por profissionais que são especializados em um determinado segmento profissional dentro do mercado de trabalho.

Por exemplo, dentro das diversas opções de cursos oferecidos por uma instituição de ensino superior, os profissionais recém-formados não ficam limitados para trabalhar em apenas um cargo.

Mas sim em qualquer posição onde possam conseguir aplicar seu conhecimento adquirido. 

Desse modo, eles conseguem trabalhar no mesmo âmbito, porém em posições distintas e até mesmo em ambientes de trabalho que sejam totalmente diferentes.

O que escolher primeiro? – Diferença entre carreira e profissão

A maior prioridade na escolha por uma carreira e profissão depende muito de cada um.

Neste caso, você pode estar gostando muito de um determinado trabalho, e com o tempo descobrir que quer executá-lo durante sua vida.

Ou então você pode já ter em mente uma meta para sua vida e assim, optar por uma profissão que se adeque a ela.

Agora que você já sabe o que é carreira e profissão, fica mais fácil definir seus próximos passos dentro do mercado de trabalho.

Afinal, os seus objetivos de vida irão guiar sua carreira e seu interesse por uma determinada área de estudo que serão um norte para a sua futura profissão.

Ou seja, esses dois pontos em conjunto são responsáveis por te dar a satisfação do emprego que você escolher, assim como te ajudam a construir uma carreira de sucesso.

Conheça as diferenças entre carreira e profissão

Primeiramente, o sentido da carreira é o conjunto de todas as experiências profissionais que já foram realizadas.

Entretanto, a profissão era entendida como um trabalho a ser praticado em uma determinada área do conhecimento, em diferentes organizações e cargos.

Uma carreira pode passar por mudanças na área em que se trabalha ou pretende trabalhar.

Por exemplo: Se uma pessoa se forma em Direito, embora ela sempre tenha gostado da área da Estética.

 Em um determinado momento ela irá decidir investir na segunda área, e assim trilhar um novo caminho.

Por sua vez, a profissão também pode passar por alterações, mas se mantém focada em uma determinada área.

Por exemplo, se você se formou em medicina e se tornou clínico geral, você pode se especializar em cardiologia, de qualquer forma você continua sendo médico.

Uma boa opção caso você ainda não tenha definido a sua profissão, você pode optar por cursos profissionalizantes, como os fornecidos pelo Senac.

O Senac oferece cursos gratuitos e particulares em diferentes áreas, dessa forma, você consegue se orientar melhor para uma futura profissão.

Conclusão

Por fim, saber a diferença entre carreira e profissão é muito importante se você está buscando iniciar uma nova profissão ou alavancar sua carreira.

Afinal, você pode ter uma profissão e decidir mudar ao longo da sua  carreira, você não precisa seguir apenas uma profissão durante a vida toda.

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.