Os empreendedores de sucesso são experts em gerir e guiar um negócio ou uma empresa, dessa forma, além de liderar, orientar e buscar novas oportunidades de expansão do negócio e de cada funcionário do seu empreendimento.
O tão desejado sucesso de uma empresa está diretamente ligado a toda dedicação e compreensão que os empreendedores de sucesso dedicaram para que de fato seu negócio pudesse prosperar.
Se você ficou curioso para saber quais são os empreendedores de sucesso, e como conseguir alavancar o seu negócio também, não deixe de acompanhar o artigo até o fim e anotar todas as dicas!
Conheça os principais empreendedores de sucesso
Antes de mais nada, empreender não é apenas abrir novas empresas no mercado financeiro.
Dessa forma, empreendedor significa melhorar e aumentar os lucros, desempenho, ter ideias inovadoras, além de apresentar soluções criativas.
Atitudes empreendedoras tendem a produzir soluções para melhorar a vida das pessoas.
Além de desenvolver tecnologias e possui um papel extremamente transformador na economia do país, principalmente em momentos de crise econômica.
O movimento empreendedor no Brasil e no mundo é extremamente significativo.
No Brasil os empreendedores de sucesso possuem duas características fundamentais para quem deseja ser bem sucedido neste ramo.
Dessa maneira, essas duas características fundamentais para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso, é ter persistência e criatividade.
A população brasileira é extremamente criativa na hora de buscar soluções para superar momentos de crise, e se manter persistente diante de obstáculos que podem acontecer ao gerir um empreendimento.
Dessa forma, conhecer histórias de empreendedores de sucesso que começaram do zero para se tornar uma excelente fonte de inspiração para aqueles que estão apenas começando.
Histórias de pessoas que não herdaram uma empresa altamente lucrativa, sem contar com o dinheiro dado ou emprestado pela família.
Assim, começando no ramo de empreender de forma humilde, é possível chegar ao sucesso com muita dedicação.
É por esse motivo que empreendedores de sucesso em seus negócios estão aí para mostrar como é possível alcançar todos os seus objetivos, independente do seu ponto de partida.
Veja abaixo quais são os principais empreendedores de sucesso no Brasil e no mundo.
1- Ralph Lauren
Em primeiro lugar, quem nunca viu por aí uma camiseta com o famoso logotipo de um homem jogando golf estampado nela?
Essa marca é tão conhecida que acabou se tornando o próprio nome desse estilo de camiseta, de manga curta e gola com botões.
O que nem todo mundo sabe é que o homem que está por trás dessa famosa blusa de grife, o famoso estilista Ralph Lauren.
No qual seu nome é sinônimo de moda em todos os cantos do mundo, cresceu como o filho de imigrantes pobres e cresceu no bairro Bronx localizado na cidade de Nova York.
Ele nasceu Ralph Lifshitz, em uma família de judeus que tinha fugido da guerra na Bielorússia.
Contudo, conseguiu trocar seu nome no final da adolescência, após sofrer muito bullying dentro e fora da escola por conta da sua origem.
Para conseguir se distrair das condições desafiadoras que vivia, seu escape preferido era o cinema:
Ralph passava quase todo seu tempo livre imerso nas diversas realidades que eram mostradas na tela do cinema.
Fascinado pelos diferentes filmes, revelaria alguns anos depois que suas grandes conquistas, improvável para um menino judeu do Bronx, foram todas inspiradas na ficção.
Ainda quando era jovem, Ralph conseguiu um emprego de vendedor de gravatas em uma loja que se chamava Brooks Brothers.
Em seu trabalho ele ficava imaginando porque os homens americanos não estavam dispostos a ter um estilo de se vestir um pouco mais ousado.
Marca
Foi aí que ele começou a desenvolver sua própria marca de gravatas, que tinham um corte diferente.
Mais largo do que normalmente usavam na época (por volta dos anos 1960).
O sucesso, entretanto, diferente do que muitos pensam não foi instantâneo.
Aos 28 anos de idade quando trabalhava para a fabricante da famosa marca Beau Brummell.
Ralph conseguiu convencer a empresa a vender sua linha exclusiva de gravatas.
A partir desse momento, Ralph fundou sua própria marca e expandiu seus produtos para outras peças de vestuário, isso sem sequer nunca ter frequentado uma escola de moda.
Atualmente, o valor da Ralph Lauren Corporation é de aproximadamente US$7,3 bilhões.
Segundo informações da Forbes, a companhia é uma referência mundial entre os empreendimentos de grande sucesso.
2- Flávio Augusto da Silva
O carioca Flávio Augusto da Silva é um dos empreendedores de sucesso brasileiros mais admirados no país.
Toda essa admiração que lhe acompanha precede uma longa jornada que levou lhe levou a empreendedor ainda jovem.
Quando no ano de 1995, aos 23 anos de idade Flávio fundou na cidade de Rio de Janeiro a escola de inglês Wise Up, sem ao menos saber falar o idioma americano.
Apesar de na época não possuir o domínio da língua inglesa, Flávio Augusto da Silva era um vendedor nato e tinha uma imensa capacidade de conectar o cliente ao seu produto.
Essa habilidade fez com que ele atraísse para sua escola no ano de inauguração o surpreendente número de mil alunos.
Além disso, o empresário só começou a estudar e se dedicar à língua inglesa após alcançar a centésima unidade da Wise Up.
Diferente da maioria dos empreendedores de sucesso brasileiros que dominavam a arte de empreender desde muito cedo.
Flávio Augusto da Silva só foi descobrir seu verdadeiro talento um pouco mais tarde, e por conta de um acaso do destino.
Estudante de uma escola pública, e com o desejo de se tornar um oficial da marinha.
Flávio chegou a estudar em uma escola naval no RJ por cerca de dois anos seguidos.
Entretanto, deixou seu sonho de lado para poder fazer faculdade de ciência da computação, na Universidade Federal Fluminense, contudo, também não seguiu carreira.
No ano de 1991, com o intuito de fazer uma renda extra para poder levar sua namorada passear.
Assim, o empresário decidiu ir em busca de um emprego nos classificados do jornal.
Foi lá que encontrou uma vaga na área comercial em uma escola de idiomas.
Início do sucesso – Empreendedores de sucesso
Sem grandes perspectivas de crescimento, e com uma grande vontade de crescer profissionalmente, Flávio decidiu fundar a Wise Up.
Com um capital inicial de aproximadamente R$20 mil de seu cheque especial com custo de 12% de juros mensais.
A grande sacada responsável por levar Flávio a atingir de forma tão rápida o sucesso de sua escola estava diretamente ligada ao marketing de seu produto.
Ele então lançou um curso de inglês para adultos com a duração de 18 meses.
Essa sem dúvidas, foi uma sacada genial, já que naquela época os cursos duravam aproximadamente 7 anos, e eram focados em preparar o aluno para se tornar professor.
Dessa maneira, a ideia certa aconteceu no momento correto, já que nos anos 90 o Brasil estava passando pelo ápice da globalização.
Além disso, existia uma grande demanda do mercado por profissionais que soubessem a língua inglesa.
Esse acontecimento contribuiu para que a escola de Flávio rendesse ao empresário cerca de R$500 mil mensais.
Assim, no segundo ano e consequentemente a abertura de mais unidades.
No ano de 2000 a Wise Up entrou em uma nova fase de crescimento por conta de suas franquias, até chegar no número de 500 unidades.
Assim, já existiam unidades no Brasil, Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos e China.
Sucesso absoluto
A partir do ano de 2010, a Wise Up começou a ser sediada por bancos de investimentos fundados.
Além de fundos internacionais e até mesmo empresas concorrentes.
Todos desejavam conhecer, e quem sabe fazer negócio com essa grande empresa.
Que entre os anos de 2009 e 2012 cresceu 50% anualmente, contudo, Flávio não se interessou por nenhuma das propostas.
No ano de 2014 o empresário decidiu vender a rede Wise Up, assim, passando a fazer parte da lista dos bilionários brasileiros da Forbes.
Durante o mesmo, ele comprou um clube de futebol nos Estados Unidos, que tinha incluído a construção de um estádio.
O empreendedor de sucesso também inaugurou a empresa “MeuSucesso.com” um site especializado em cursos onlines, que apenas com 38 dias no ar, já tinha faturado seu primeiro milhão.
Admirado com todas as suas conquistas e por ser um exemplo para jovens empreendedores.
Flávio costuma dizer durante suas palestras que para empreender é preciso de três elementos básicos:
Coragem, visão e competência, além disso, os três precisam estar interligados, isso porque na ausência de um o negócio pode não funcionar.
3- Jan Koum – Fundador do Whatsapp
Esse é o fundador do aplicativo famoso e utilizado mundialmente, o Whatsapp.
Jan Koum, é mais um grande exemplo de empreendedores de sucesso que começaram do zero.
Por trás do aplicativo responsável por facilitar a comunicação de mais de 2 bilhões de usuários, existe uma linda história de superação.
Koum nasceu em um pequeno vilarejo pobre em uma área rural próxima a Kiev, localizada na Ucrânia, parte da União Soviética.
Sua residência não tinha água quente, além disso, a escola que ele frequentava não tinha nem banheiro.
Desse modo, as crianças precisavam passar para a área externa da instituição, em uma temperatura de -20°C durante o inverno.
Nessa época, os pais de Jan tinham medo até mesmo de falar ao telefone, isso por terem receio do governo soviético estar ouvindo a conversa.
Aos 16 anos de idade, durante o ano de 1992 ele, sua mãe e sua avó conseguiram se mudar para a Califórnia, contudo, as dificuldades não pararam por aí.
Seu pai permaneceu na Ucrânia, nos Estados Unidos os três passaram a viver em instituições fornecidas pelo governo, além disso, para se alimentar eles também dependiam dessa assistência.
Durante um bom tempo eles sobreviveram à base dos “selos de comida”.
Esse era um programa de cunho social de nutrição no qual os indivíduos recebiam pequenos cartões que podiam ser trocados por alimentos em supermercados.
Jan Koum contou que chegou a estudar ciência e matemática, porém, era ruim em ambos.
Mudança de vida
Entretanto, mesmo sem ter diploma de faculdade, aos poucos foi se aproximando do universo da tecnologia e passou a ter uma série de empregos até chegar ao Yahoo!
No Yahoo ele conheceu Brian Acton, o qual seria o cofundador do Whatsapp, dessa forma, os dois saíram da empresa no mesmo dia no ano de 2007.
Durante o ano de 2009, juntos lançaram seu aplicativo, que inicialmente servia apenas para indicar um status quando a pessoa não conseguia atender uma ligação “Estou ocupado” ou coisas do tipo.
Entretanto, isso acabou não dando em nada. Curiosamente, durante aquela época os dois foram fazer entrevistas para fazer parte do Facebook, contudo, ambos foram rejeitados.
Depois que aprimoraram o aplicativo whatsapp, passaram a mudar seu foco para mensagens instantâneas, foi aí que o negócio decolou.
Isso aconteceu porque eles alteraram bastante o projeto inicial, contudo, seguiram fiéis aos seus lemas iniciais: Sem armazenamento de mensagens, e sem propagandas.
Por conta da sua história de vida, fazia todo o sentido que Jan trabalhasse em busca da democratização das comunicações via telefone.
No ano de 2014, ele e o amigo Brian Acton venderam o aplicativo Whatsapp para o Facebook (empresa que rejeitou os dois anos atrás) dessa forma, eles se tornaram bilionários.
4- Oprah Winfrey – Empreendedores de sucesso
Oprah Winfrey, sem dúvidas, é um nome extremamente influente, afinal, mesmo nunca tendo exercido um cargo político, seu nome volta e meia é cogitado para se tornar presidente dos Estados Unidos.
Isso tudo é inacreditável para uma menina que nasceu de uma mãe solteira adolescente em uma zona rural pobre no Mississipi pelos anos de 1950.
Durante essa época, antes dos direitos civis, em um estado sulista, os negros poderiam ser presos ou mortos apenas por tentarem votar, ou então entrar em um restaurante que era apenas para brancos.
Durante os primeiros anos de vida, Oprah foi criada pela avó, que fazia vestidos para ela utilizando sacos de batata, aos seis anos de idade foi morar com a mãe em Milwaukee.
A mãe de Oprah, passou por dificuldades para conseguir criar duas filhas sozinha.
Porém, mandou Oprah para viver com seu suposto pai, que na época trabalhava como barbeiro no Tennessee, anos após outro homem chegou alegando que seria seu pai.
Oprah já contou ter sido vítima de abusos sexuais durante a maior parte de sua infância, e aos 14 anos ficou grávida, contudo, o bebê nasceu morto.
Assim, tudo o que ela sofreu durante essa época passou a ser um combustível para o sucesso que ela passaria a ter atualmente.
Oprah foi responsável por transformar o universo dos talk shows com uma abordagem mais direta, sincera e confessional.
Sua família na época não acreditava nas histórias de abuso que ela havia sofrido, contudo, o mundo acreditou.
Durante sua jornada, Oprah passou a dar voz aos oprimidos, além disso, ajudou a mudar a cultura do seu país, entre outros diversos.
Impulsionada pelo seu famoso programa, que foi um grande sucesso de audiência durante 25 temporadas, Oprah sem dúvidas, criou um império.
4- Luiza Helena Trajano
Não tem como falar os nomes de empreendedores de sucesso brasileiros, sem citar a empresária Luiza Helena Trajano.
Ela foi considerada pela revista Forbes uma das três mulheres mais poderosas do Brasil.
Em um ramo altamente competitivo, como é o caso do varejo, Luiza ganhou destaque e conseguiu alcançar o sucesso com uma empresa que hoje possui mais de 800 lojas pelo país.
Tudo começou quando ela estava na pré-adolescência com apenas 12 anos de idade.
Com o desejo de comprar um bom presente de natal para sua família, fez com que Luiza deixasse as férias escolares de lado para poder trabalhar como balconista em uma pequena loja de presentes.
A Magazine Luiza, nome dado por Luiza através de um concurso cultural feito por sua tia naquela época.
De lá para cá, a empresária não deixou o mercado de trabalho, além disso, aos 18 anos de idade passou a trabalhar de maneira efetiva na loja, assim, chegando a passar por todos os setores da empresa.
Empresa – Empreendedores de sucesso
Durante o ano de 1991 ela passou a assumir o comando da companhia, e durante o ano de 2008 se tornou a presidente da rede.
Luiza ganhou voz por ser moderna, inovadora e por sua grande ligação com funcionários e clientes.
Sob a gestão empreendedora, foram criados no ano de 1992, as conhecidas lojas virtuais, nesse caso, o cliente ia até a loja e comprava diretamente pelo computador, com a ajuda de um vendedor, o produto não ficava exposto.
A liquidação fantástica foi outra novidade implementada por Luiza, essa era uma espécie de saldão mostruário feito no mês de janeiro, período considerado ruim para vendas em varejo.
Desse modo, o sucesso foi tão grande que até as lojas concorrentes passaram a fazer o mesmo.
Além de realizar frequentes visitas aos estabelecimentos, ela sempre fez questão de responder parte das reclamações recebidas via e-mail, além de conversar com clientes nas lojas em que visitava.
No ano de 2016, seu filho Frederico Trajano assumiu o cargo como SEO da marca.
Sob o cargo, mas uma vez ele revolucionou a rede Magazine Luiza, dessa forma, ele criou um comércio eletrônico.
O sucesso foi tão lucrativo para a empresa que seus lucros são gerados até hoje, além disso, essa inovação levou Frederico para a lista dos maiores empreendedores do Brasil no segmento de varejo em 2017.