Investimento Renda Fixa para Iniciantes: 3 Melhores Opções para Começar a Investir!

investimento renda fixa para iniciantes

As opções de investimento renda fixa para iniciantes se destacam por sua segurança e lucratividade. Sendo assim, ao entrar no mundo dos investimentos, essas aplicações vão te ajudar a construir uma base e ganhar experiência. 

Fazer investimento renda fixa para iniciantes funciona de maneira simples e direta. Para construir uma carteira de investimentos forte, as aplicações de renda fixa vão se mostrar essenciais. 

Entender como o investimento renda fixa para iniciantes pode contribuir para sua vida financeira fará toda a diferença. Portanto, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de aplicação. 

O que é investimento renda fixa para iniciantes? 

Aplicação financeira de renda fixa para iniciantes
Aplicação financeira de renda fixa para iniciantes (Fonte: Canva)

O mundo dos investimentos pode oferecer lucratividade e segurança financeira para os investidores. Contudo, é preciso ter experiência e conhecimento sobre o mercado financeiro para alcançar o sucesso. 

Para iniciantes, pode ser difícil saber por onde começar, pois muitas das aplicações mais populares oferecem riscos consideráveis. Neste caso, as opções de investimento renda fixa para iniciantes serão de grande importância. 

As aplicações de renda fixa se destacam por sua previsibilidade. Dessa maneira, é possível prever qual será a rentabilidade de seu investimento antes mesmo de aplicar seu dinheiro. 

Na renda fixa, o cálculo pode acontecer de duas formas distintas: prefixada, onde a rentabilidade é definida no momento da aplicação ou pós-fixada onde o cálculo leva em consideração um índice de referência. Em alguns casos, a operação é híbrida, ou seja, utiliza as duas formas. 

Ao conhecer antecipadamente os rendimentos, você poderá se planejar com mais eficiência e construir uma base de investimentos forte. O nível de risco nesse tipo de aplicação varia do baixo ao moderador. 

As condições do mercado, assim como o emissor e o tipo do título, vão influenciar diretamente no nível de risco da aplicação. Sendo assim, esse investimento será relevante para a construção de reservas de emergência, por exemplo.

Investidores de diferentes perfis valorizam os investimentos de renda fixa por sua segurança e confiabilidade. No caso dos iniciantes, conhecer as diferentes opções de renda fixa no mercado é um primeiro passo crucial. 

Aplicação de renda fixa para novos investidores: 

1 – Certificados de Depósitos Bancários (CDBs)

Como investir em renda fixa para novos investidores
Como investir em renda fixa para novos investidores (Fonte: Canva)

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é uma alternativa de investimento renda fixa para iniciantes muito popular e que você pode encontrar em diferentes instituições financeiras e corretoras. 

Desse modo, os CDBs são títulos que os bancos emitem para captar recursos. Os investidores com interesse nesse papel vão estar “emprestando” dinheiro aos bancos.

O lucro para os investidores vêm em forma de rentabilidade pós-fixada, pré-fixada ou híbrida. Na maioria das vezes, o CDB atrela seu lucro a taxa Selic, CDI ou inflação. 

Optar por instituições financeiras tradicionais como grandes bancos é uma maneira de lucrar de forma segura com CDBs. Além disso, o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) é o responsável pela garantia dessas aplicações até um certo limite. 

Algumas instituições financeiras, como o PagBank, oferecem vantagens para os clientes que decidem investir em seu CDB através da conta digital. Dessa maneira, o valor que você aplica se transforma em limite de crédito. 

Você pode abrir uma conta digital e começar a investir em CDB para ter mais limite de crédito pelo aplicativo ou site do PagBank. Outros bancos e fintechs também oferecem vantagens para seus investidores que aplicam em CDB. 

2 – O Tesouro Direto é o investimento de renda fixa para iniciantes ideal

O governo federal brasileiro, através do Tesouro Direto, permite investimentos em títulos públicos. Sendo assim, você pode aplicar seu dinheiro nessa alternativa segura e confiável de renda fixa e começar a lucrar. 

Assim como o CDB, é possível encontrar diferentes formas de Tesouro Direto e todas elas são seguras. O vínculo dessa aplicação no caso da mesma ser pós-fixada é a taxa Selic ou IPCA. 

Escolher um tipo de Tesouro Direto para investir é muito simples e intuitivo. Desse modo, você deve entender qual é o seu perfil de investidor antes de começar a aplicar seu dinheiro. 

O Tesouro Selic acompanha a taxa de juros base da economia brasileira, a taxa Selic. Entre suas muitas vantagens, vale destacar sua alta liquidez, que permite que você resgate seu investimento antes do vencimento e sem resultados negativos. 

Já o Tesouro Prefixado permite que você saiba exatamente quanto vai receber no momento da contratação. Enquanto isso, o Tesouro IPCA+ leva em consideração o valor da inflação no período de sua aplicação. Esse tipo protege seu dinheiro contra a desvalorização. 

Outra opção pela qual investidores iniciantes podem optar é o Tesouro Educa +. Essa é uma alternativa especial que busca dar suporte para que as famílias invistam na educação de seus filhos. 

Por fim, o Tesouro RendA+ tem o objetivo de gerar renda mensal durante a aposentadoria. Portanto, após o período de acumulação, você receberá seu dinheiro de volta quando se aposentar. Funciona de forma semelhante à previdência privada. 

3 – Fundos de renda fixa são uma alternativa viável 

No mercado financeiro, os fundos de investimento dispensam apresentações. Dessa maneira, essa opção se destaca pela confiabilidade e acessibilidade. 

Os fundos de investimento em renda fixa contam com a gestão de um especialista no mercado financeiro. Para investidores iniciantes, essa é uma oportunidade de aprender e ganhar experiência ao interagir com um gestor que entende profundamente sobre investimentos. 

Nos fundos de renda fixa, os recursos têm como principal destino títulos públicos e privados. Além disso, esses fundos devem seguir regras específicas de composição e sua gestão de risco também funciona de forma diferente. 

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) é a responsável por essas regras. Sendo assim, esses fundos devem manter no mínimo 80% de patrimônio em aplicações de renda fixa. 

Entre suas responsabilidades, a Anbima também desempenha o importante papel de classificar os fundos. Para realizar essa classificação, ela vai considerar o tipo de indexador dos ativos. 

As classificações mais comuns são: fundos de curto prazo, referenciados e de crédito privado. Isso garante a transparência necessária para os investidores saberem onde investir dinheiro com segurança

Conclusão sobre investimento renda fixa para iniciantes

Investir em renda fixa traz muitas vantagens para o seu portfólio de aplicações. Portanto, esse tipo de ativo oferece segurança e previsibilidade para seus investimentos. 

Quando falamos sobre renda fixa, é impossível deixar o Tesouro Direto de fora. Esse título conta com várias opções que levam em consideração diferentes perfis de investidores. Dessa forma, você poderá aplicar seu dinheiro pensando na aposentadoria, educação de seus filhos, rentabilidade padrão, etc. 

Já os CDBs estão presentes em grandes instituições financeiras e podem trazer mais vantagens além do lucro. Por sua vez, os fundos de renda fixa são opções seguras e que contam com gestão de especialistas no mercado financeiro. 

Agora que você conhece diferentes opções de investimento renda fixa para iniciantes, é possível começar a aplicar seu dinheiro. Assim, você terá rendimentos de forma previsível e começará a construir seu portfólio de investimentos.