Você sabe quais os melhores investimentos para quem está começando a investir no universo financeiro?
O mundo financeiro é de fato bem complexo, por isso saber os melhores investimentos para quem está começando é fundamental.
Continue a leitura deste artigo para saber os melhores investimentos para quem está começando.
Os melhores investimentos para quem está começando
O universo financeiro está sempre passando por transformações, e cada vez mais pessoas estão interessadas em entender mais sobre investimentos, por isso é importante saber os melhores investimentos para quem está começando.
Afinal, saber investir seu dinheiro é fundamental para ter uma boa vida financeira a médio e longo prazo, não é mesmo?
Dessa forma, existem diversas opções de melhores investimentos para quem está começando, e é isso que você vai conferir ao longo deste artigo.
Além disso, investir dinheiro é um processo que deve ser construído aos poucos e acompanhado com frequência.
Assim, você terá excelentes resultados aplicando as estratégias certas de investimentos aliados à sua educação financeira.
A princípio, como você está começando agora a investir, provavelmente terá algumas dúvidas sobre em quais aplicações começar a investir, não é mesmo?
Confira abaixo nossas dicas com os melhores investimentos para quem está começando:
Conheça as melhores opções de investimentos para iniciantes
A opção mais segura de investimento para quem está iniciando é a de renda fixa.
A princípio, ela é um título de dívida emitido por uma instituição, como por exemplo, o governo ou bancos.
Dessa forma, eles arrecadam o dinheiro dos investidores para financiar as suas atividades.
Ou seja, em troca eles oferecem uma taxa de rentabilidade, que dessa forma pode ser prefixada ou pós-fixada.
A primeira categoria se trata de um rendimento fixo, ou seja, você começa a investir e já sabe o valor que irá receber na data de vencimento.
Um exemplo para isso seria um título prefixado que que paga 10% ao ano, independente de como esteja o mercado, sendo assim, os retornos serão os mesmos.
Além disso, a taxa pós-fixada está atrelada a um indexador da economia como o CDI, IPCA e a taxa Selic, por exemplo. Portanto, dessa forma o rendimento é um percentual do indicador
Todavia, os investimentos de renda fixa fazem o seu dinheiro sempre crescer com segurança, sendo assim, são ótimas opções de investimentos para quem está começando.
Ainda mais, as opções de renda fixa são simples para aplicar e exigem acompanhamento mais leve em comparação às ações.
Confira abaixo algumas opções de investimento de renda fixa:
- CDB (Certificado de Depósito Bancário)
- Tesouro Direto
- LCI (Letra de Crédito Imobiliária)
- LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
- Fundos de Investimentos de Renda Fixa
- LCI (Letras de Câmbio)
- Debêntures
- CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)
- CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)
Tesouro Selic
Disponível na mesma plataforma do Tesouro Direto, o Tesouro Selic é uma das alternativas mais procuradas de renda fixa na hora de fazer um investimento.
A princípio, o Tesouro Selic funciona da seguinte maneira: Você empresta seu dinheiro para o Governo Federal utilizar em projetos de melhorias para o Brasil, e em troca é remunerado pela Taxa Selic.
Além disso, a grande vantagem do Tesouro Selic é a sua liquidez diária, ou seja, é possível resgatar o dinheiro quando desejar.
Dessa forma, você não perde nenhum centavo durante esse processo, tornando-se uma opção para criar uma reserva financeira.
LCI e LCA
A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito de Agronegócio (LCA) são meios de investimentos benéficos que estão ligados diretamente ao mercado imobiliário.
Além disso, elas possuem dois atrativos: Ligação direta ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), uma entidade que protege a aplicação dos investidores, e a isenção do imposto de renda.
Confira abaixo os tipos de rendimentos LCI e LCA:
- Prefixado: Com uma taxa fixada definida
- Pós-fixado: Acompanham um indicado, como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI).
- Híbrido: Possui rendimento atrelado a uma taxa fixa, mais um indicador semelhante ao IPCA.
Entretanto, a LCI e a LCA exigem um investimento inicial de R$ 5 mil reais, além da carência de noventa dias para resgatar qualquer valor.
A maior diferença entre essas duas formas de pagamento, é que na LCA o dinheiro é destinado para fomentar investidores no setor do agronegócio.
Enquanto no caso da LCI, esse dinheiro é orientado para fomentar o mercado imobiliário.
Tesouro IPCA – Melhores investimentos para quem está começando
O Tesouro IPCA é uma possibilidade de renda, sendo assim, ela corresponde a mais uma taxa fixa, mais o desempenho do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Ou seja, isso significa que o rendimento sempre ocorre acima da inflação, porém, deve ser mantido até uma data de vencimento.
Todavia, por essa razão, este tipo de investimento é indicado para quem deseja acumular patrimônio, e não retirá-lo a curto prazo.
Fundos de Investimento – Melhores investimentos para quem está começando
Os fundos de investimentos são aplicações financeiras coletivas, além disso, eles reúnem recursos de investidores movimentados por um gestor profissional.
Entretanto, já a renda variável representa os fundos imobiliários, fundos de índice (ETFs) , entre outros, ideal para iniciantes que contam com o gestor, uma espécie de mentor, que sugere as melhores opções dentro do mercado.
Ações
O investimento em ações acontece por renda variável, ou seja, essa é uma forma ideal para iniciantes que possuem um perfil mais arrojado.
Além disso, o acordo é realizado por meio da bolsa de valores, que é um dos meios de investir em ações mais conhecido no mundo.
Dessa forma, com as ações que são a melhor parte do capital de uma empresa, obter os papéis faz com que você acompanhe os resultados com mais clareza.
Entretanto, na prática o retorno ocorre a partir da valorização das ações e da distribuição de proventos, ou seja, parte do lucro líquido do negócio.
Conclusão
Por fim, saber os melhores investimentos para quem está começando é fundamental para que sua vida financeira possa fluir.
Afinal, os investimentos são formas de se preparar financeiramente para o futuro, garantindo uma melhor qualidade de vida para você e sua família.
Por fim, confira ás opções de investimentos para iniciantes que disponibilizamos no decorrer deste artigo e defina a opção mais viável para você.