Você sabe o que é uma franquia e como ela funciona? Esse negócio pode ser muito lucrativo para quem não quer começar a empreender desde o zero.
Quando você sabe o que é uma franquia, você compreende melhor as vantagens existentes no sistema.
Para saber mais sobre o que é uma franquia e como ela funciona, continue a leitura deste artigo.
Afinal, o que é uma franquia?
Antes de tudo, você provavelmente já deve saber um pouco sobre o que é uma franquia, e como ela funciona.
Dessa forma, a franquia nada mais é do que uma estratégia de negócio cada vez mais atrativa e lucrativa.
Além disso, o formato consiste em permitir que o futuro franqueado utilize da marca e da tecnologia de uma empresa, que já atua no mercado.
Todavia, para isso acontecer o franqueado precisa fazer o pagamento de algumas taxas, que concedem o direito do uso da sua marca, transferência de know-how, treinamentos e suportes oferecidos pela rede.
Sendo assim, tudo é estabelecido dentro da lei de franquia, que foi criada para formalizar ainda mais as franquias dentro do mercado.
Entretanto, no empreendedorismo comum, o empresário precisa passar por diversas etapas antes de se consolidar no negócio de mercado.
Dessa maneira, investir o seu dinheiro em uma franquia é a certeza de estar investindo em uma marca conhecida e querida no mercado.
Ou seja, essa empresa já passou por desafios, e deseja ampliar o alcance da marca.
Assim, o investidor adquire o direito de abrir uma loja física ou home-office (Junto das marcas que possibilitam essa atividade) e começa a executar suas atividades de forma mais prática.
Contudo, um ponto a se observar é a possibilidade de oferecer um produto ou serviço que já é conhecido dentro do mercado, sendo provado e aprovado pelo público.
Entretanto, já está a disposição do franqueado, agora ele só precisa manter a qualidade do trabalho, a divulgação da nova franquia, a capacitação dos seus colaboradores e o controle de gastos.
Além disso, existem diversos modelos, desde franquias baratas até franquias mais luxuosas e que exigem um investimento maior.
Como surgiram as franquias
A princípio, historiadores contam que o sistema de franquias surgiu há muito tempo.
Isso ocorreu ainda no século XII, em Londres, por meio de práticas bem semelhantes ao que conhecemos hoje.
Entretanto, esse tipo de negócio cresceu e passou a funcionar de forma mais padronizada nos Estados Unidos, logo depois da Guerra Civil.
Dessa forma, isso ocorreu porque muitos soldados retornaram para a casa sem emprego, e nenhuma experiência de trabalho.
Na época, a I.M Singer & Co, uma empresa de máquinas de costura, decidiu conceder o direito do uso da marca Singer , para que elas pudessem ser comercializadas.
Todavia, essa ideia fez tanto sucesso que logo começou a surgir outros modelos de empresas que “vendiam” o seu nome, como por exemplo, General Motors e a Coca-Cola.
Nas décadas de 1950 e 1960, todo esse movimento fez com que as marcas mundialmente famosas ganhassem mais espaço no mercado.
Como por exemplo, o MCDonald ‘s, que até hoje, é uma das maiores referências de franquias do mundo, além de outras como burger king e KFC.
Entretanto, no Brasil as franquias tiveram início com modelos de escolas de idiomas, com marcas como Yazigi e CCAA.
Ou seja, a Singer foi a empresa que deu início ao franchising, e estabeleceu o modelo de negócio no mercado.
Dessa forma, daí em diante o sistema passou por diversas mudanças até que surgiu a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em meados dos anos 1980.
Um tempo depois, surgiu a lei de franquias (8.955/94) no dia 15 de Dezembro de 1994.
Entretanto, essa lei que nunca havia sido alterada anteriormente, passou por algumas mudanças em 2019.
Termos básicos nas franquias (Franchising)
Antes de tudo, no universo franchising, existe um vocabulário um pouco diferente das empresas convencionais.
Dessa maneira, para ter sucesso neste tipo de negócio, é importante conhecer melhor esses termos, confira abaixo:
- Franqueado: Essa é a pessoa física autorizada pelo contrato de franquia a operar uma unidade franqueada.
- Franqueador: É a empresa proprietária de uma ou mais marcas, e de um formato de negócio que utiliza o franchising como uma estratégia de expansão.
- Circular de Oferta de Franquia (COF): Esse é o documento jurídico apresentado pela franqueadora ao candidato a franqueado, no momento correto do processo de seleção.
Taxa de franquia
A princípio, a taxa de franquia é a primeira taxa que precisa ser paga pelos franqueados.
Dessa forma, esse pagamento se refere à concessão do direito de uso da marca, e ao mesmo tempo, à transferência de todo o know-how.
Além disso, a taxa de franquia também cobre os custos com treinamentos que são oferecidos pela franqueadora ao novo franqueado.
Sendo assim, esses valores podem variar de acordo com o tipo de treinamento: Online, presencial ou misto.
Isso pode ocorrer de acordo com a sua duração, além disso, serão oferecidos novos treinamentos ao longo do contrato com a franquia.
Dito isso, é importante saber que esse valor varia de franquia para franquia, bem como de acordo com o modelo de franquia escolhido, o número de habitantes da localidade da unidade, entre outros fatores.
Ao mesmo tempo, muitas marcas trabalham com a possibilidade de financiamento da taxa de franquia.
Ou seja, parcelamento do valor, descontos ou outras condições que facilitam o pagamento por parte do franqueado.
As franquias são excelentes opções de investimento se você deseja se tornar um empreendedor investindo em uma marca já consolidada no mercado.
Conclusão
Por fim, saber o que é uma franquia é fundamental para as pessoas que desejam empreender, afinal, as franquias são empresas que já possuem outras lojas.
Sendo assim, o franqueado poderá usufruir dos produtos e serviços da empresa, já que uma vantagem de ter uma franquia é utilizar uma marca já conhecida.
Dessa forma, fica mais fácil atrair clientes, afinal, a empresa já possui uma popularidade entre as pessoas.
Ou seja, as franquias são um ótimo investimento, já que são empresas que já existem, dessa forma, o franqueado tem um trabalho menor.