Seguro de Vida Como Funciona, Porque Fazer e Mais!

Antes de qualquer coisa, é fundamental saber mais sobre seguro de vida como funciona, porque fazer, o que é, entre outras informações. Afinal, imprevistos podem  acabar acontecendo.

Além disso, conhecer mais sobre o seguro de vida como funciona na prática pode te ajudar a decidir se essa é uma opção viável para você ou não.

Dessa maneira, se você está buscando saber mais sobre seguro de vida como funciona, o que é, para que fazer e mais, não deixe de acompanhar este artigo até o fim. Boa leitura!

Afinal, como funciona o seguro ?

Família - Seguro de vida como funciona
Família (Fonte: Pixabay)

‘Em primeiro lugar, descobrir o que de fato é esse seguro é o mais importante, além disso, é fundamental saber seguro de vida como funciona na prática, para poder optar pela melhor opção.

Sendo assim, essa modalidade de seguro oferece aos seus clientes a proteção necessária contra eventos e situações que podem ou não acontecer.

Caso algum dos acontecimentos cobertos pelo seguro de vida aconteça, o segurado tem direito a receber uma indenização.

Uma informação muito importante mas que poucas pessoas conhecem a respeito de como funciona o seguro de vida, é que a cobertura não inclui apenas a morte do titular.

Dependendo do plano do seguro contratado, os beneficiários têm direito a uma indenização em casos de invalidez permanente,

 seja ela total ou parcial, decorrente de um acidente, e auxílio funeral.

Além disso, também podem ser cobertos alguns custos como médico-hospitalares, gastos com internação em hospitais, incapacidade temporária.

 e até mesmo um pós diagnóstico de doenças graves, além de outras situações específicas.

Para conseguir ter direito à indenização prevista em apólice, o atual titular precisa pagar para a seguradora um determinado valor, podendo ser mensal ou anual.

Desse modo, enquanto os pagamentos estiverem sendo pagos em dia, ele estará coberto.

Da mesma maneira, se você deixa de pagar o valor do seguro, a apólice acaba perdendo sua validade.

 Assim, seus benefícios não podem acionar o seguro em situações de necessidade.

O que é o seguro de vida? 

A princípio, quando o assunto é seguro de bens, assim como seguro de imóveis ou carro, é o próprio indivíduo quem está protegido pela cobertura.

Neste caso, imagine que você acaba sofrendo um acidente e acabe ficando impossibilitado de trabalhar por conta de algum ferimento.

Ou caso tenha sido diagnosticado com uma doença grave e precise ficar ausente do trabalho para fazer um tratamento.

Caso você não tenha uma renda extra ou algum investimento, para lidar em situações assim, pode acabar comprometendo o sustento da sua família até recuperar sua saúde.

Ou seja, em momentos como esse um seguro de vida pode acabar fazendo toda diferença.

Afinal, ele garante ao segurado indenização e alguns serviços que a médio e longo prazo podem acabar te ajudando financeiramente a passar por um momento delicado.

Em caso de invalidez ou morte do segurado, a seguradora paga a ele um valor determinado em apólice para o titular do seguro ou seus beneficiários que são apontados como recebedores da indenização.

Dessa maneira, o segurado e/ou seus beneficiários podem usar esse seguro para cobrir as despesas funerárias e burocráticas, pagar algumas contas e etc.

O seguro é uma maneira de garantir mais tranquilidade financeira a sua família e dependentes nos casos de acidente, doença grave ou morte.

Aprenda como fazer

Cada seguradora possui suas próprias regras e condições, isso segundo a regulamentação da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Assim, desde a seleção do beneficiário até a conclusão do processo de montagem da cobertura.

Na prática, isso acaba garantindo grande grau de personalização dos apólices.

Além disso, dependendo de qual seguradora foi contratada, você consegue montar um seguro que seja sob medida para suprir suas próprias necessidades.

Tudo isso começa quando um indivíduo faz uma simulação de seguro, com base em suas características e necessidades.

Nessa etapa, é preciso definir qual será o valor da cobertura, ou seja, quanto receberá de indenização em casos de invalidez ou morte.

Desse modo, o segurado assina um contrato que determinará as coberturas e regras do seu seguro, assim como, aponta quem são os titulares.

A proteção pode valer apenas para uma pessoa ou para toda a família, isso dependerá do seguro escolhido.

A apólice também irá indicar quem tanto tem direito a receber a indenização em caso do falecimento do titular, ou seja, quem será o beneficiário do seguro.

Nessa etapa é necessário que o titular escolha apenas um ou mais beneficiários.

Se essa informação não constar na apólice, o herdeiro legal do titular deste seguro se torna de forma automática o beneficiário.

É importante lembrar que a apólice possui uma data de vencimento, e após esse período, cabe ao titular do seguro renovar ou não essa proteção.

Modelos

Como cada cliente tem suas necessidades individuais e expectativas, as seguradoras oferecem a eles diferentes modalidades de seguro de vida capazes de atender diferentes perfis.

Neste caso, a opção mais comum é o seguro de vida individual, que busca proteger de forma exclusiva o titular da apólice, em situações de morte ou invalidez por conta de acidente.

Sendo assim, o seguro pode ser contratado por vontade do próprio titular (pessoa física).

Ou então por uma empresa (pessoa jurídica) que possui a finalidade de proteger um determinado segurado (pessoa física).

Também tem a opção seguro de vida familiar, que por sua vez funciona exatamente como a opção anterior, com apenas uma diferença entre elas: 

Essa cobertura se estende a cônjuge, filhos, além de outros dependentes do titular.

Além dessas opções, existem o seguro de vida em grupo, uma modalidade bem utilizada em empresas que contratam seguro de vida para seus funcionários.

E por fim, existe o seguro de vida resgatável, que diferente das opções comuns possibilita ao titular o resgate do prêmio pago pelo seguro.

Conclusão sobre o seguro de vida

O seguro de vida funciona como o próprio nome já diz, um seguro em casos de morte, acidente ou doença.

Afinal, a vida é muito incerta e não sabemos o que pode acontecer, dessa forma, é importante ter alguma fonte de renda reserva.

Por isso é fundamental ter educação financeira, ela te ajuda a perceber como um seguro de vida pode acabar fazendo a diferença, e trazendo mais segurança.

Por fim, o seguro de vida garante ao titular mais segurança para ele e sua família caso algo venha a acontecer, isso não significa apenas morte, mas também em casos de acidente ou doença.

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.